Tricotilomania vs. Transplante Capilar: acabe com as falhas!

Tricotilomania é uma doença do foro psicológico, que consiste na constante vontade de arrancar fios de cabelo, das sobrancelhas ou de outras zonas do corpo, levando a que muitas pessoas sintam necessidade de recorrer a métodos de recuperação dos seus fios, como por exemplo o transplante capilar.

Este distúrbio dá origem a um tipo de calvície irregular que provoca falhas capilares. Na maioria das vezes, as pessoas tentam disfarçar essas falhas, deixando o cabelo atingir um comprimento longo de modo a não ser tão percetível a irregularidade dos fios. O avanço desta doença depende da(s) zona(s) de onde arrancam o cabelo, por quanto tempo e se já estão a ser acompanhadas por profissionais de saúde capazes de ajudar a controlar este comportamento obsessivo-compulsivo.

As pessoas que sofrem de tricotilomania, geralmente, começam a desenvolver uma tendência para arrancar o cabelo nos primeiros anos da adolescência. Ainda assim, existem muitas que iniciam este hábito mais tarde. A prática de arrancar cabelo, normalmente, deriva de situações de stress, porém pode estar associada ainda a doenças de foro mental, como é o caso da ansiedade.

Na maioria dos casos, o sentimento de impotência perante a solução deste “vício” assume uma grande posição na vida destas pessoas. No entanto e devido aos avanços no campo da saúde e da medicina estética capilar, esta condição pode ser tratada e com bastante sucesso.

Após um período de tratamento a nível interno (visto se tratar de um problema de foro psicológico) o transplante capilar é o passo a seguir, pois apresenta-se como um método que corrige as falhas inestéticas provocadas.

Antes do tratamento a nível psicológico é desaconselhado realizar o transplante capilar, uma vez que o mais provável é a pessoa voltar a arrancar o cabelo transplantado, provocando mais dano ao couro cabeludo, quer na zona das falhas, quer na zona dadora.

Assim, é se extrema importância eliminar primeiro o hábito a nível psicológico, para que a pessoa não caia no risco de colocar em causa um bom resultado de transplante capilar e condicionar, ainda mais, a saúde do seu cabelo.

Transplante Capilar FDI (Follicular Direct Implant)

A técnica FDI surge como a menos invasiva e mais avançada fórmula de transplante capilar da atualidade. Este método inovador diferencia-se das restantes práticas de medicina estética capilar, pois rege-se por um protocolo que permite uma redistribuição criteriosa dos folículos transplantados, de modo a criar densidade e uma linha de cabelo natural. Sendo uma prática pouco invasiva, não causa as habituais lesões de abertura prévia de orifícios, evitando edemas e cicatrizes visíveis no couro cabeludo.

A realização deste tipo de intervenção médica estética é conseguida com recurso a um e-puncher de calibre extra reduzido que permite ao médico o total controlo do implante. Assim, a equipa médica especialista consegue garantir um resultado de excelência e bastante harmonioso a cada paciente.

Não perca mais tempo e dê o primeiro passo na solução da sua falta de cabelo. Agenda já uma CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUITA numa das nossas clínicas!