Os 5 erros mais comuns de quem procura realizar um restauro capilar!

Fazer um restauro capilar pode parecer uma tarefa fácil, no entanto pode traduzir algumas preocupações para quem o procura. Optar por determinada intervenção pelo preço que esta apresenta pode ser um passo errado na solução da sua perda de cabelo e trazer consequências irreparáveis à saúde do seu cabelo.

Mas quais serão os 5 erros mais comuns que muitas pessoas praticam quando procuram resolver os seus problemas de alopecia? Veja abaixo:

1. Procurar acompanhamento não qualificado para o seu restauro capilar

Muitas pessoas não sabem que doenças capilares como a Alopecia fazem parte de uma especialidade médica. Por esta razão, acabam por não obter o acompanhamento mais indicado no tratamento dos seus problemas capilares ou restauro capilar, já que associam as falhas de cabelo a um problema de cariz estético apenas. É nesta falta de procura por uma solução médica informada e qualificada que reside a origem de muitos problemas e deceções, já que nem todas as pessoas são indicadas para transplante ou tratamento capilar e, ao realizar estas intervenções sob mau aconselhamento, podem colocar em causa a saúde do seu corpo capilar.

Para entender qual o seu tipo de alopecia e obter mais informações, de forma a perceber qual o que se parece mais ao seu caso, leia o nosso artigo “Tipos de Alopecia! – Entenda o que pode estar a causar a sua queda excessiva de cabelo!” ou agende uma Consulta de Avaliação Gratuita numa das nossas clínicas médicas.

2. Não realizar uma pesquisa aprofundada na área

É necessário entender que existem várias técnicas de transplante capilar, sendo que cada uma apresenta resultados diferentes. Além deste tipo de intervenção, existem ainda tratamentos de cabelo com o objetivo de precaver a queda dos fios, permitindo um restauro capilar. Assim, deve fazer sempre um estudo sobre todo o tipo de procedimentos na área, para que defina, com recurso a um acompanhamento médico especializado, qual a solução mais adequada ao seu caso.

Além da diversidade no tipo de recursos utilizados na medicina estética capilar, também a constituição da equipa que realiza cada procedimento é diferente e, por norma, tem implicância nos resultados de cada intervenção.

Existe muitas clínicas que recorrem a técnicos com formações bases na área da estética capilar para a prática deste tipo de procedimentos. São estas clínicas que traduzem uma grande preocupação quando analisada a excelência da intervenção realizada, pois todo o tipo de transplante ou tratamento capilar implica um conhecimento prévio e aprofundado na área da saúde e a maioria desses cursos apenas fornece conhecimentos base.

Em Portugal, já existem clínicas com equipas médicas especializadas e qualificadas que começam a contornar a prática de intervenções estéticas capilares por profissionais com conhecimentos frágeis ou reduzidos. Na Attica, todas as intervenções são conduzidas por equipas médicas responsáveis, com uma vasta experiência e aprendizagem na área da medicina estética capilar, promovendo uma atuação sublime e, consequentemente, resultados de excelência.

3. Não procurar testemunhos de pacientes que tenham recorrido a uma intervenção estética capilar para solucionar os seus problemas de alopecia

Em todas as clínicas credíveis, existem testemunhos de pacientes reais, que mostram os resultados antes e depois, sejam estes em formato fotográfico ou de vídeo. Todos devem ter identificados a clínica (parede atrás, filtro sobre a imagem e, em caso de ser feito em formato vídeo, referência à clínica onde foi realizada), para que possa ter a certeza que aqueles transplantes capilares foram realizados por aquela clínica.

4. Falha na comunicação e no conhecimento do potencial de cada técnica

Como abordado anteriormente, é necessário pesquisar nesta área e perceber os diferentes tipos de doença ou causas que levam à queda de cabelo, os diferentes tipos de tratamentos preventivos e as diferentes técnicas da única solução definitiva: o transplante capilar. Cada técnica tem métodos diferentes que proporcionam resultados diferentes:

  • Técnica FUT – extremamente invasiva, com resultados pouco naturais e uma taxa média de sobrevivência folicular de 60%;
  • Técnica FUE – pouco invasiva, resultados mais naturais e uma taxa média de sobrevivência folicular de 70%;
  • Técnica FDI – minimamente invasiva, resultados naturais e uma taxa média de sobrevivência folicular de 97%.

5. Optar pelo tratamento mais barato

Quando procuramos por uma solução para a nossa perda de cabelo, é importante termos em atenção qual a opção de mercado que apresenta a melhor qualidade e os melhores resultados, isto porque, ao contrário de qualquer bem secundário que possamos adquirir diariamente, como por exemplo um telemóvel ou uma peça de roupa, o cabelo é um elemento corporal que implica cuidados de saúde. Quando condicionada sua estrutura, pode trazer consequências terceiras, a outros níveis, à pessoa afetada. Após realizado um transplante capilar, não é possível o retorno da imagem capilar anterior, por isso extremamente preciso que faça uma procura elaborada e bem estudada sobre qual a intervenção mais adequada ao seu caso e qual a entidade com melhor qualificação para a realizar, de modo a não condicionar a sua saúde capilar.

Antes de se decidir por qualquer tipo de solução capilar, deve entender que as zonas dadoras são limitadas e que não permitem fazer um infinito número de transplantes. Por isso, optar pelo mais barato pode traduzir riscos, nomeadamente uma má realização do seu transplante e efeitos irremediáveis, visto que pode ser acompanhado por uma equipa não especializada. Só após garantir que está a ser acompanhado por profissionais qualificados e competentes, que lhe darão o diagnóstico preciso e que irão realizar a melhor técnica do mercado, é que deve preocupar-se com o preço do transplante capilar. Aconselhamos que preste sempre mais atenção à qualidade da intervenção que pretende realizar e não tanto ao preço, ainda que este possa condicionar a viabilidade de uma intervenção.