Cabelo saudável: Veja estas 5 dicas!

Ter um cabelo saudável pode parecer tarefa árdua, porém existem algumas práticas que podem ajudar a alcançar esse objetivo. Neste artigo da Attica, destacamos 5 dicas importantes que podem contribuir para o seu bem-estar capilar.

Antes de avançar, vale ressalvar a existência de vários fatores que influenciam a possibilidade de ter um cabelo de sonho. Entre eles, podemos destacar as alterações hormonais, o stress acumulado, uma exposição ao sol em excesso ou mesmo fatores de origem genética. Todos eles contribuem para o enfraquecimento das fibras e, consequentemente, para a perda de volume e possível alopecia.

Cabelo saudável: Então e as dicas?

Além dos fatores acima referidos, existem outros tantos que também influenciam o bem-estar do nosso cabelo e que dependem, sobretudo, dos nossos comportamentos diários. Por norma, mexer muito no cabelo com as mãos ou apertar demasiado os elásticos nos fios são dos erros mais regulares e mais prejudiciais. Por um lado, ao mexer imenso no cabelo estará a levar ao aceleramento da produção de óleo nas fibras, que se alojará no couro cabeludo, obstruindo a os folículos capilares e prejudicando o bom crescimento dos fios. Por outro lado, o facto de apertar em demasia os elásticos no cabelo, poderá tornar-se agressivo e contribuir para a quebra do mesmo, levando a um gradual enfraquecimento dos fios. Em suma, a ideia a transmitir é que é de extrema importância adequar os nossos comportamentos em função de uma melhor saúde capilar. Desta forma, estaremos a evitar o enfraquecimento das fibras e a prevenir uma possível situação de alopecia.

Abaixo, destacamos algumas dicas que poderão ajudar no combate à perda de cabelo:

  1. Utilize uma toalha de Microfibra para enxaguar o cabelo após o banho. Este tipo de toalhas absorve até 6 vezes mais a água presente nos fios do que as toalhas normais. Além disso, seca o cabelo sem agressões ou quebras devido à sua textura suave.
  2. Aplique um Óleo Capilar. Estes produtos são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a hidratar, nutrir e reparar os fios. Por norma, são aconselháveis para cabelos grossos e pesados e devem ser aplicados apenas nas pontas dos fios.
  3. Não utilize secadores ou alisadores de cabelo frequentemente. O uso frequente deste género de acessórios de cabelo leva ao ressecamento dos fios e consequente enfraquecimento.
  4. Não prenda o cabelo ainda molhado. Este ato pode levar ao surgimento de fungos que podem danificar e condicionar a sua saúde capilar.
  5. Apare as pontas dos fios de cabelo regularmente. Os fios de cabelo têm tendência em ressecar devido aos fatores diários a que estão expostos, como as poeiras e raios ultravioleta. Com isso, começam a surgir pontas duplas que dificultam o crescimento saudável do cabelo.

Estas são apenas algumas das dicas que a Attica tem para si, de forma a garantir um cabelo saudável. Agende a sua consulta de avaliação capilar gratuita e entenda como poderemos ser a ajuda que precisa no combate à Alopecia.