Cabelo Encaracolado: Como cuidar?
Ter um cabelo encaracolado bem tratado e assíduo não é uma tarefa fácil. Existe uma série de cuidados que deverá ter para garantir a boa estrutura do seu cabelo, desde uma alimentação rica em nutrientes até à aplicação de produtos adequados. Além desses fatores, existem ainda outros a reduzir ou evitar, como por exemplo o uso excessivo de processos químicos. Deste modo, destacamos este artigo para os fãs de cabelo encaracolado, realçando algumas práticas essenciais à boa saúde dos seus cachos.
Cabelo Encaracolado: Porque existe?
A origem do cabelo encaracolado está patente na condição genética de cada pessoa. Segundo cientistas do Instituto L’Oréal Paris, pessoas com folículos capilares curvos tendem a apresentar um cabelo mais cacheado, já que as fibras tendem a nascer segundo o formato dos folículos nos quais estão inseridas. De acordo com o mesmo instituto, pessoas com cabelo crespo possuem folículos com formato de gancho, cuja densidade vai ditar a aparência final do próprio cabelo. Por outro lado, pessoas com folículos pilosos mais retos irão, à partida, apresentar um cabelo mais liso.
Segundo um inquérito da L´Oréal, cerca de dois terços da população mundial possui cabelo encaracolado, sendo que em Portugal a quantidade de pessoas com esta característica é de um quinto.
Cuidados a ter com os cachos
Embora seja muito bonito, o cabelo encaracolado apresenta uma maior tendência para desidratar e, consequentemente, ficar frisado e seco, levando à necessidade de maiores cuidados.
A forma encaracolada das fibras retém a oleosidade junto da raiz, impedindo que esta percorra os fios de cabelo e os torne mais secos. Apesar dessa predisposição do cabelo encaracolado que conduz a um mau estar das fibras, existem algumas práticas que podem ajudar a contrariar os seus efeitos, como por exemplo:
- Aplicar um shampoo adequado ao cabelo encaracolado;
- Hidratar o cabelo com máscaras à base de produtos naturais, pelo menos uma vez por semana;
- Pentear com suavidade as pontas do cabelo, de preferência com os dedos ou pentes com dentes largos, começando pelas pontas em direção à raiz;
- Aplicar um óleo capilar específico, como por exemplo Óleo de Coco, lavando de seguida o cabelo;
- Não friccionar o cabelo com toalhas comuns, visto que frisam o cabelo e destroem os caracóis. Utilize uma toalha de microfibra ou 100% algodão. Não esfregue a toalha na cabeça, encosta suavemente sobre os cachos até estes secarem;
- Aplica uma máscara de mel ajuda a hidratar o cabelo, atribuindo-lhe uma maior textura, nutrindo-o e curando a porosidade;
- Utilizar produtos com difusão de glicerina ajuda a definir melhor os cachos, desde a raiz até às pontas.
Estes são alguns comportamentos que poderá assumir para garantir um cabelo encaracolado saudável e consistente. Para saber mais dicas sobre saúde e estética capilar, consulte os nossos artigos do blog.