Tratamentos capilares para grávidas: Conheça-os!

Os tratamentos capilares para grávidas estão, hoje em dia, muito em voga. Isto deve-se ao facto de haver uma grande transformação, quer hormonal quer psicológica, durante a gravidez. O enfraquecimento capilar é uma das consequências resultantes dessa transformação hormonal e, em casos severos, pode levar a uma baixa autoestima e a um mal-estar psicológico e pessoal.

Tratamentos capilares para grávidas: quais são?

Viver todas as oscilações de uma gravidez não é fácil e, ainda é pior, quando essas mudanças trazem consigo implicações a nível estético.

Muitas mulheres não encaram bem o facto da sua imagem alterar após estarem grávidas e procuram por todo o tipo de procedimentos que lhes permita manter a silhueta, a pele e até o cabelo de outrora.

No que toca à recuperação capilar, existem inúmeras opções que podem fazer as vontades das recém ou futuras mães. Hoje em dia, devido a uma grande aposta na evolução da medicina estética, já existem tratamentos e intervenções que ajudam a recuperar e delinear melhor os contornos da sua imagem capilar, permitindo uma maior densidade em casos de enfraquecimento das fibras.

Mas que tratamentos são esses?

Um dos tratamentos que tem ganho um enorme destaque no mundo da medicina estética é a Mesoterapia. Este tratamento consiste na aplicação de um composto rico em nutrientes como vitaminas, aminoácidos e ácidos nucleicos, no couro cabeludo do paciente e visa estimular o fortalecimento e crescimento do cabelo.

Entre os vários benefícios deste tipo de tratamento capilar, é possível destacar: a ativação da corrente sanguínea, a revitalização dos folículos capilares, a indução do crescimento acelerado

do cabelo, o aumento da espessura e densidade capilar e a hidratação do couro cabeludo. Por norma, este procedimento supõe a realização de 5 sessões.

É importante perceber que este tratamento não é aconselhável de realizar durante a gravidez e o período de amamentação, porém poderá fazê-lo num futuro próximo e combater a queda de cabelo resultante das alterações hormonais que decorreram durante a gravidez.

Além disso, pessoas com alopecia areata, infeções no couro cabeludo, doenças autoimunes ou endócrinas e histórico de problemas cardiovasculares, não são recomendadas a este género de tratamento capilar.

Além desse tipo de tratamento, existe ainda o PRP (Plasma Rico em Plaquetas) (https://atticaclinic.com/prp-capilar/), que compreende a aplicação, no couro cabeludo do paciente, de uma pequena porção do seu próprio plasma sanguíneo, de modo a promover o fortalecimento dos folículos e, consequentemente, o crescimento de cabelo.

As plaquetas sanguíneas representam uma mais valia no crescimento capilar, pois são compostas de componentes que, enriquecidas com iões de cálcio, ajudam a reparar o tecido do corpo humano, incluindo os folículos.

Existem várias vantagens relacionadas com este tipo de tratamento, entre as quais: o aumento da irrigação capilar, o aceleramento da produção de colagénio, o desenvolvimento da proliferação celular e o adiamento dos efeitos da alopecia.

Quando combinado com a Mesoterapia, este tratamento apresenta resultados mais rápidos e duradouros.

Tal como a Mesoterapia, o tratamento capilar por PRP não é aconselhável de realizar durante o período de gravidez e amamentação, podendo optar pela realização deste procedimento numa

fase futura próxima. Pessoas com histórico de doenças oncológicas, autoimunes, alergia a anestésicos e uma baixa contagem de plaquetas também não são indicadas para PRP.

Para saber mais sobre este tipo de tratamentos capilares e perceber se o seu caso é indicado à realização destes procedimentos, agende uma consulta de avaliação capilar gratuita numa das clínicas Attica, no Porto ou em Lisboa.