Tratamento Capilar para combater a queda de cabelo!

Nos dias de hoje, são muitas as soluções apresentadas para combater a calvície. Um tratamento capilar pode compreender a toma de complementos vitamínicos ou, por outro lado, procedimentos médicos especializados.

Na maioria dos casos, a calvície é causada pela alopecia androgenética, uma doença genética, sem cura, que provoca a perda de cabelo de forma inevitável.

Além dessa patologia, existem outros fatores que podem estar associados à origem da sua alopecia, como por exemplo: o stress; choque pós-traumático; problemas de tireoide; défice de vitaminas e nutrientes; presença de doenças autoimunes; desequilíbrios hormonais; entre outros.

A perda de cabelo acentuada pode tornar-se um desconforto diário para algumas pessoas. Nestes casos, um tratamento capilar adequado pode atrasar os efeitos da alopecia, melhorar a sua autoestima e a recuperar a sua imagem capilar.

Tratamento Capilar – Que tipos existem e onde encontrá-los?

Existem várias técnicas de combate à queda de cabelo, desde práticas diárias que podem ajudar a prevenir uma queda acentuada até produtos que prometem “milagres”. Muitas vezes, estes produtos acabam por prejudicar ainda mais a saúde do seu cabelo, quando aplicados sem um acompanhamento médico e tratamento capilar adequado.

Na Attica, prezamos pelo profissionalismo e dedicação máxima aos nossos pacientes e, por isso, procuramos estudar e desenvolver tratamentos especializados e adaptados a cada caso de calvície que nos chega.

Desde que iniciamos atividade, focamos o nosso trabalho na investigação de tratamentos contra a queda capilar e encontramos a fórmula certa através de intervenções como o PRP (Plasma Rico em Plaquetas) e a Mesoterapia.

Como funciona cada tratamento e quem pode realizá-lo?

Cada tipo de tratamento capilar é aplicado de forma diferente e de acordo com técnicas previamente estudadas.

O tratamento através do PRP, consiste na injeção intradérmica de plasma sanguíneo, extraído do próprio paciente, no couro cabeludo. Este composto (plasma) é uma substância obtida e isolada através da centrifugação do sangue, reforçada com ativadores de ADN (trombina) e enriquecida com iões de cálcio.

Tratamento Capilar

O tratamento tem como objetivo a estimulação do crescimento capilar, uma vez que fortifica o folículo, assegurando a sua longevidade e estimulando o surgimento de novos cabelos.

Por norma, pacientes que sofrem de alopecia androgenética, que têm cicatrizes de intervenções anteriores no couro cabeludo ou que fizeram um transplante de dois dias (Giga) são indicados para este tipo de tratamento. Por outro lado, pessoas que sofram de alopecia areata, alopecia de origem autoimune, psoríase, cancro de pele, urticária autoimune ou apresentem um baixo nível de plaquetas, não podem ser consideradas para este tipo de tratamento.

Já o tratamento capilar por Mesoterapia, consiste na injeção de nutrientes (vitaminas, aminoácidos, ácidos nucleicos) ou fármacos diretamente no couro cabeludo, mais propriamente na zona responsável pela nutrição dos folículos capilares. Isto é, este tratamento permite que haja uma grande concentração das substâncias administradas junto do folículo.

O facto de ser um procedimento subcutâneo permite uma absorção muito limitada a nível da corrente sanguínea, não causando qualquer efeito secundário.

Neste género de intervenção capilar são fornecidos ao folículo os nutrientes necessários para a produção de um cabelo forte e um metabolismo folicular mais ativo, aumentando a velocidade da divisão celular e contrariando a ação característica da alopecia em que o cabelo nasce cada vez mais fino e curto.

O procedimento capilar de Mesoterapia pressupõe a realização de 5 sessões que podem ou não ser associadas ao tratamento capilar PRP.

E o custo-benefício?

Estes tratamentos, quando bem realizados apresentam um custo-benefício muito interessante para o paciente. 

Através de uma intervenção sem efeitos secundários, em que o paciente retoma de imediato a sua atividade, conseguimos travar a queda de cabelo e melhorar a densidade capilar.