Calvície Precoce – dicas e soluções!

Está preocupado com a sua queda de cabelo precoce? A perda de cabelo frequente parece-lhe algo inexplicável? Saiba tudo sobre calvície precoce e descubra formas de a prevenir!

Calvície precoce

O que é a Calvície?

Em primeiro lugar, é preciso entender a calvície como um processo, onde ocorre uma queda de cabelo de forma progressiva e gradual, que está relacionado com questões hereditárias e que afeta cerca de 60% da população.

Em alguns casos, a calvície pode dar-se de forma repentina e acentuada, muito por influência genética, sendo denominada de calvície precoce.

Calvície Precoce – Quais as suas causas?

Ainda que seja um problema estético capilar que vai surgindo gradualmente ao longo da vida de casa pessoa, a Calvície pode aparecer por vários motivos e, em muitos casos, precocemente.

Um dia a dia stressante, problemas de tireoide e um baixo nível de vitaminas e nutrientes no organismo são considerados alguns dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de calvície. No entanto, nos casos de calvície precoce a causa parece assumir uma forma diferente, já que influência genética assume um papel fundamental na queda de cabelo, surgindo um novo termo – alopecia androgenética.

Causas da queda de cabelo – Homem vs Mulher

No sexo masculino, a calvície precoce está relacionada com a hormona responsável por acelerar o crescimento do cabelo – a testosterona. Em contacto com os recetores dos folículos capilares, esta componente transforma-se em dihidrotestosterona, principal fator do aceleramento do crescimento dos fios e, por outro lado, da queda de cabelo.

No que diz respeito à queda de cabelo precoce no sexo feminino, é possível afirmar que o processo é idêntico, contudo deve-se à diminuição de estrogénio – principal hormona feminina. Deste modo, em períodos de menopausa, em que ocorre uma redução abrupta de estrogénios, a queda abrange mais a zona central do topo da cabeça.

Quando se dá uma elevada produção de estrogénios, normalmente durante uma gravidez, a queda de cabelo acentua-se, uma vez que causa uma instabilidade hormonal.

Dicas para combater a calvície precoce

Calvície precoce

O primeiro instinto será procurar medicamentos ou produtos que atrasem o avanço da calvície precoce. Numa primeira fase, é até aconselhável o recurso a fármacos como a Finasteride, que tem como principal objetivo diminuir os níveis de dihidrotestosterona no couro cabeludo e aumentar a densidade capilar. No entanto, existem algumas contraindicações no uso deste tipo de medicamentos, como por exemplo:

  • A baixa de líbido e diminuição do volume de ejaculação
  • Casos de impotência sexual
  • Dores ao urinar
  • Dores na zona torácica e abdominal
  • Cefaleias
  • Diarreia

Para que diminua a quantidade de fármacos a ingerir no tratamento da sua calvície e recorra a um método mais natural, apresentamos abaixo uma lista de dicas que deverá seguir no seu dia a dia. Ora veja!

  1. Durma com o cabelo bem seco
    Dormir com o cabelo molhado ou preso promove o surgimento de fungos o que pode ser fatal para os fios do seu cabelo. Além disso, o período de sono é longo, pelo que ter o cabelo preso durante tanto tempo pode marcar os fios e fazer com que rebentem ao mexer.
  1. Lave o cabelo com água fria
    Tomar banho com água quente pode ser relaxante, porém o uso de temperaturas altas no couro cabeludo dá origem ao surgimento da dermatite seborreica (caspa) e oleosidade. O ideal é lavar o cabelo com água fria ou a temperatura moderada. Este é uma das principais mudanças a ter em conta na luta contra a calvície precoce.
  1. Compre um bom shampoo
    Na hora de comprar um shampoo tenha em atenção a qualidade e benefícios do mesmo para o seu cabelo. A escolha de um bom shampoo pode fazer toda a diferença na sua saúde capilar. Por norma, shampoos anticaspa podem ajudar a combater as irritações no couro cabeludo e promovem uma melhor limpeza do mesmo.
  1. Tenha uma alimentação adequada 

Não precisa utilizar apenas produtos ou tratamentos nos cuidados do seu cabelo. A alimentação traduz uma opção mais natural na prevenção do enfraquecimento e queda capilar. Alimentos como o arroz e o feijão contêm aminoácidos que, quando combinados entre si, dão origem a proteínas que formam colagénio e queratina. Estes componentes fortalecem os cabelos e previnem a queda.

Tratamentos para combater a calvície precoce

Existem alguns tratamentos capilares que ajudam de forma eficaz a retardar os efeitos da calvície precoce e sem efeitos secundários.

Na Attica disponibilizamos aos nossos pacientes dois tratamentos que ajudam a reduzir a queda de cabelo e que são muito eficazes a retardar os efeitos da alopecia androgenética: Mesoterapia Capilar e PRP Capilar.

Como eliminar de forma permanente a calvície?

Nos dias de hoje, o único modo de recuperação permanente do seu cabelo é o recurso ao transplante capilar.

A FDI (Follicular Direct Implant), apresentada pela Attica, é a mais recente e menos invasiva técnica de transplante capilar existente no mercado.  Esta técnica é a única com uma taxa de sobrevivência folicular de 97%, em todo o mundo, permitindo resultados satisfatórios e bastante naturais. Surge, assim, a melhor solução para tratar a sua calvície precoce!

Qual a melhor solução para o seu caso?

Realize uma consulta de avaliação capilar gratuita e saiba qual a solução mais eficaz para o seu caso.