fbpixel

Transplante Capilar Pós-operatório: cuidados a ter!

O período de Transplante Capilar pós-operatório requer uma atenção importante, visto que a saúde dos folículos deve ser assegurada, de modo a não comprometer o bom crescimento do cabelo. Desta forma, deverá ter em atenção a prática de alguns cuidados diários.

Transplante Capilar pós-operatório: quais os cuidados e qual a duração?

É importante perceber que um transplante capilar requer muito empenho da parte do paciente no que respeita ao período de recuperação. São os comportamentos que este irá assumir, nesta fase, que irão ditar uma melhor ou pior recuperação e, por consequência, um bom ou mau resultado final.

Neste artigo, a Attica decidiu selecionar uma lista de cuidados a assumir, no período pós-operatório, que o irão encaminhar para uma recuperação adequada. São eles:

 

  1. Dormir na posição melhor indicada pela equipa médica, de forma a que a zona tratada não entre em contacto com a almofada
  2. Evitar a exposição solar ou chuva
  3. Evitar a frequência de piscinas com cloro
  4. Evitar nadar em mar aberto durante os primeiros 8 dias
  5. Evitar o mergulho em mar aberto durante os primeiros 10 dias
  6. Não praticar exercício físico durante os primeiros 7 dias
  7. Não utilizar qualquer tipo de capacete nas 2 primeiras semanas
  8. Evitar o uso de produtos químicos (gel; laca; Minoxidil, outros) durante o primeiro mês
  9. Reduzir o consumo de tabaco durante os primeiros 3 dias
  10. Não ingerir bebidas alcoólicas enquanto tomar antibiótico
  11. Reduzir o consumo de sal e açúcar enquanto tomar anti-inflamatórios

Como lavar a cabeça após a realização de um Transplante Capilar?

Após a sua sessão, deverá agendar com a clínica o dia da lavagem para garantir uma boa higiene do couro cabeludo e do cabelo.

No dia do transplante, não pode lavar a cabeça, apenas pulverizar com uma solução salina natural a cada 30 minutos.

No dia seguinte à intervenção, deverá proceder à remoção do penso através do humedecimento da mesma. Com delicadeza retire o penso da zona dadora e utilize o shampoo recomendado pela Attica para higienizar a zona.

Durante os dias seguintes, deverá proceder à pulverização da zona com intervalos de 30 minutos e à lavagem da zona duas vezes por dia.

Ao terceiro dia após o transplante, deve parar de aplicar a solução salina na área de implante e lavar cuidadosamente toda a cabeça com água morna, bloqueando parcialmente o fluxo da água com a mão, de modo a que o couro cabeludo não fique sujeito a uma grande pressão. Posteriormente, coloque o shampoo extra suave na mão, de forma a criar espuma. Depois, deverá aplicar a mesma espuma na zona implantada, usando movimentos circulares e muito leves. Por fim, tente enxaguar toda a cabeça de forma delicada e colocar a loção calmante.

Vão surgir crostas? O que fazer?

Um dos comportamentos normais decorrentes no período de transplante capilar pós-operatório é o surgimento de crostas durante os primeiros dias. Estas crostas deverão ser removidas com o decorrer do tempo, pelo que é aconselhável a sua remoção com a lavagem contínua da cabeça.

Com o passar dos dias, irá aplicar mais pressão nos movimentos durante a lavagem e, assim, limpar as crostas e ajudar o processo de cura.

Dia a dia de um transplante capilar pós-operatório?

Dependendo do tipo de transplante, este poderá ou não ter implicações no seu dia a dia no período pós-operatório. Assim, aconselhamos que estude bem a oferta de mercado para que recorra à técnica que melhor se adequa ao seu estilo de vida.

Na Attica, a prática de transplante capilar através da técnica FDI (Follicular Direct Implant) permite aos pacientes o retorno imediato às suas atividades diárias, sem que se sintam condicionados por sintomas decorrentes da intervenção.

Para saber mais sobre o tipo de transplante ou tratamento mais adequado ao seu grau de alopecia e quais os comportamentos a tomar na fase pós-operatória agende já a sua CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUITA