Sabe porque temos cabelo branco? Descubra já!

O aparecimento de cabelo branco parece ser um incómodo para muitas pessoas, especialmente para jovens com menos de 30 anos. Até aos dias de hoje, existiram inúmeras dúvidas sobre porque temos cabelo branco, no entanto as respostas pareceram sempre difíceis de encontrar. Mas isso mudou!

porque temos cabelo branco

Então porque temos cabelo branco?

Além da influência genética, também o nosso estilo de vida pode ser um fator importante para o surgimento de cabelos brancos.

Ao longo dos anos, o nosso organismo começa a perder capacidade de produção de melanina, pelo que é necessária uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes que estabeleçam um equilíbrio nos níveis de melanina presente nos nossos fios. Esta tem com principal papel proteger a nossa pele dos raios solares, mas também por dar cor à nossa derme e cabelo.

Além da alimentação, existem algumas situações psicológicas e sociais que podem afetar a coloração do nosso cabelo. Segundo estudos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, o nervo envolvido na resposta de luta ou fuga, originada em momentos de stress, pode causar danos permanentes nas células responsáveis pela produção de melanina nos folículos capilares, levando à perda precoce da coloração do cabelo.

Prática sociais como o tabagismo podem assumir uma grande influência na nossa saúde corporal, nomeadamente, no nosso aspeto físico. No caso do aspeto capilar, o consumo de tabaco provoca o alojamento de nicotina nas paredes das nossas veias, diminuindo o fluxo da circulação sanguínea. Este enfraquecimento da corrente sanguínea acaba por influenciar a nossa saúde capilar, pois condiciona o fortalecimento dos fios, impedindo mesmo que os nutrientes mais importantes cheguem até à raiz do cabelo. Em alguns casos, o consumo excessivo de tabaco pode dar origem ao aparecimento de calvície.