fbpixel

Porque o cabelo de homem cresce mais rápido? Descubra!

É certo que o cabelo de homens e mulheres se diferencia pelo tipo de penteados que ostentam e práticas estéticas a que estão sujeitos. No entanto, parece existir algo mais que distingue o cabelo de ambos os géneros e nos permite perceber porque o cabelo de homem cresce mais rápido do que o cabelo de mulher.  

Então o que influencia o crescimento capilar em homens e mulheres?

As maiores diferenças, entre o tipo de cabelo de ambos os sexos, encontram-se na textura, no crescimento e na queda capilar.

No homem, o cabelo possui uma taxa de crescimento maior, já que os fios de cabelo masculinos tendem a crescer cerca de 0.349 centímetros por dia, ganhando vantagem em relação ao crescimento capilar feminino – 0.34 centímetros por dia. Esta distinção deve-se ao tipo de hormonas presentes no organismo de cada um dos géneros, bem como aos acontecimentos naturais que o organismo, de ambos os sexos, está sujeito.

Que acontecimentos acontecem no organismo do homem e da mulher que podem levar a uma maior ou menor queda de cabelo?

Os homens têm por condição natural suportar a hormona da testosterona, que é a principal responsável pela diferenciação física e psíquica do homem.  Além de promover a produção de espermatozoides, esta hormona assume influência na saúde capilar dos homens, visto que quando transformada em DHT (dihidrotestosterona) estimula recetores de andrógeno existentes no folículo piloso. É a ativação desses retores que induz o processo de miniaturização dos fios de cabelo, originando alopecia.  

Na maior parte dos casos, homens que padecem de calvície apresentam um histórico familiar e genético de queda de cabelo, sendo então designada esta perda de cabelo como Alopecia Androgenética.

Por outro lado, o corpo das mulheres passa por várias alterações hormonais durante a vida, causando um enfraquecimento do tecido capilar.

A gravidez é um dos acontecimentos que mais modificações traz ao organismo feminino, sendo que muitas mulheres salientam o facto de ficarem com os dentes e o cabelo mais fraco após este período. No caso do cabelo, são notáveis grandes diferenças nos primeiros 3 meses após o parto.

Além disso e ainda durante a fase da adolescência, a mulher assiste ao surgimento da menstruação, que a irá acompanhar pela maior parte da sua vida. É a soma de todas estas diferenciações hormonais que vai provocar um maior enfraquecimento do corpo capilar nas mulheres em detrimento dos homens, fazendo com que o seu cabelo demore mais a crescer. Este aspeto tão acentuado no caso das mulheres, dado um maior volume de alterações hormonais do que nos homens, leva a entender porque o cabelo de homem cresce mais rápido do que o cabelo de mulher.

O cabelo do homem só apresenta diferenças na sua taxa de crescimento?

Não! Além das diferenças na taxa de crescimento, também a condição capilar é diferente, uma vez que o cabelo dos homens assume uma textura mais oleosa e, por isso, necessita de uma limpeza mais regular. Esta condição justifica-se com o facto de o homem suportar no seu organismo a hormona da testosterona, que origina a oleosidade capilar pela ação das suas glândulas sebáceas. Por esse motivo, o cabelo masculino tende a presenciar um maior fenómeno de descamações e surgimento de caspa.

Também a estrutura dos fios de cabelo dos homens apresenta uma forma diferente, visto que os seus fios de cabelo têm uma aparência mais grossa do que os fios das mulheres, daí os homens necessitarem de uma hidratação capilar mais intensa. O facto de os seus fios de cabelo serem mais grossos também dificulta a queda, pelo que o cabelo demora mais para cair do que nas mulheres.

Ainda assim, a queda de cabelo no homem tem tendência a acontecer por volta dos 30 anos, muitas vezes por influência genética como referido acima.

Existe solução para um crescimento capilar maior e mais forte?

Existe sim!

Ao longo dos anos foram estudadas e desenvolvidas várias técnicas estéticas capilares que permitem aumentar a densidade capilar de pessoas com calvície acentuada.

Em alguns casos, um tratamento por Mesoterapia ou PRP é suficiente para solucionar a perda de cabelo, no entanto é já possível realizar um transplante capilar não invasivo e que lhe permite conduzir o seu dia a dia naturalmente e sem implicações. Este tipo de transplante, apresentado pela Attica, vem revolucionar o mercado de medicina estética capilar, visto que apresenta uma técnica de implante inovadora e grande eficácia, garantindo resultados de excelência.

Para saber mais sobre esta técnica de implante e entender qual a melhor solução para o seu tipo de alopecia, agende uma CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUITA com os nossos médicos especialistas qualificados.