Queda de cabelo na depressão – quais os efeitos?

De que forma é que a perda capilar influencia as nossas vidas? Será que a queda de cabelo na depressão pode afetar o nosso estado emocional e psicológico?

queda de cabelo na depressão
A perda de cabelo é uma ocorrência natural do corpo humano que afeta imensas pessoas em todo o mundo, sejam homens ou mulheres, podendo ocorrer devido a vários fatores. Em muitos casos, dá-se o fenómeno de queda de cabelo na depressão o que acaba por agravar o bem-estar

Nos dias de hoje, o sentido de preocupação com a imagem começa a tomar uma posição muito importante no dia a dia da sociedade em geral. Este aumento de preocupação com a aparência dá origem a sentimentos de baixa autoestima e “fuga emocional”. Nestes casos, muitas pessoas acabam por se deixar abalar psicologicamente com o tema.

É durante este período de baixo estado psicológico, que muitas pessoas se privam de contactos sociais e acabam por ficar mais isoladas. O facto de se colocarem à margem de convívios com amigos, familiares ou colegas de trabalho acaba por torná-las emocionalmente mais vulneráveis.  Em casos de pessoas com depressões diagnosticadas, um problema capilar pode mesmo levar a comportamentos extremos e complicar o combate a esta doença, tornando-se no principal assunto diário. A queda de cabelo na depressão torna-se, então, num dos principais fatores que contribuem para o mau estar da pessoa afetada.

Queda de cabelo na depressão. Como converter a situação e quais as soluções possíveis?

O primeiro passo a dar é procurar uma solução para eliminar o problema, no caso a queda de cabelo. Não basta amenizar os efeitos, é preciso acabar de uma vez com eles. Assim, ao resolver o seu problema irá permitir a si mesmo um maior à vontade para a melhoria da sua autoestima.

Nos dias que correm, existem várias soluções que podem ajudar a resolver situações como a queda de cabelo, nomeadamente os tratamentos e transplantes capilares.

Numa primeira fase, é recomendável que agende uma consulta de avaliação de forma a entender quais os fatores que estão a contribuir para a sua queda de cabelo e de que modo os poderá anular. Após este importante passo, deverá colocar em prática o método mais adequado ao seu caso e recomendado por um especialista qualificado na área de medicina estética capilar. Por fim, é recomendável que avalie a evolução de melhorias na sua estrutura capilar ao longo das consultas de avaliação a decorrerem, após a realização da intervenção.

Na Attica, por exemplo, um dos princípios base para a obtenção de um bom resultado capilar e para uma resolução eficaz de qualquer problema em volta do cabelo é a aposta numa equipa médica qualificada, capaz de orientar cada paciente para a solução mais adequada ao seu caso. Além disso, a prática de intervenções estéticas com a inovadora técnica FDI (Follicular Direct Implant) permite ao profissional um maior controlo da intervenção e a obtenção de melhores resultados.

Além de analisada a situação de calvície do paciente, é estudado o seu histórico familiar, de modo a perceber se existe algum tipo de influência genética na sua perda de cabelo. Deste modo, é possível uma análise mais detalhada e consistente do problema capilar em causa.

Histórico de calvície na família contribuiu para o aumento de preocupações com a saúde capilar? Pode agravar o stress diário do paciente?

O facto de existirem casos de alopecia na sua família não significa a cem por cento que também será calvo. No entanto, é um indicador de maior predisposição a perda de cabelo. Ainda assim, não deverá viver com o receio de poder perder cabelo a qualquer momento, até porque existem inúmeros fatores que podem contribuir para tal, que não a influência genética. Deste modo, ao fazê-lo estará a promover uma maior sensação de ansiedade e, consequentemente, agravar ou dar origem a distúrbios de foro psicológico, como as depressões.

Por isso, é recomendável que procure sempre o aconselhamento e acompanhamento de um médico certificado que lhe explique o que pode originar a perda de cabelo e as várias formas de superar ou combater esse problema.

Como saber que uma equipa médica está apta ou certificada para realizar a minha intervenção?

Existem em todo o mundo, várias clínicas e centros de estética que promovem soluções capilares, variando preços e técnicas praticadas. Porém, nem todas as entidades com oferta na área da medicina estética capilar conseguem assegurar-lhe um resultado de excelência. Muitas vezes são apresentadas promoções e baixos valores de mercado de forma a captar a atenção de um potencial cliente. São estes comportamentos de mercado que levam a que muitas pessoas optem, por vezes, por práticas estéticas com valores mais acessíveis, no entanto com resultados indesejáveis e sem qualidade.

As entidades mundiais para a saúde, têm vindo a alertar ao longo dos anos para este tipo de persuasão de mercado. Numa grande parte das vezes, os resultados prometidos aos pacientes não são os obtidos no fim das intervenções.

É importante realizar um estudo aprofundado do mercado antes de tomar a decisão de “compra” de certo tratamento ou técnica estética. Isto, porque em muitos casos os resultados indesejáveis resultantes de procedimentos pouco qualificados são irreversíveis.

A zona dadora – zona de extração dos folículos a implantar – é limitada e, por isso, é relevante optar por uma intervenção que lhe transmita confiança, seja na técnica como na equipa médica que a realiza e que, à partida, lhe dará os resultados pretendidos.

 

Na Attica tem à disposição uma consulta de avaliação gratuita, onde poderá tirar todas as dúvidas relacionadas com a sua perda de cabelo e receber um aconselhamento informado sobre qual a solução mais adequada à sua situação. Não perca tempo e agende já a sua consulta!