Calvície – Poderá o ginásio tornar-te careca?

Exercícios como levantamento de pesos e o consumo de bebidas proteicas ricas em hormonas de crescimento podem acelerar o processo de calvície.

Normalmente nas misturas usadas no fitness estão presentes compostos químicos, como a creatina e a DHEA, que podem elevar os níveis de testosterona. Por conseguinte, afetam a Dihidrotestosterona (DHT) e levam à perda do cabelo. No entanto, este efeito evolutivo da calvície só ocorre em homens geneticamente predispostos (alopecia androgenética).

Calvície
Especialistas em medicina estética capilar afirmam que o problema não está no levantamento de pesos ou em fazer muito exercício, mas na combinação do exercício em exagero com a ingestão de suplementos proteicos, geralmente apresentados em pó. Assim a DHT (dihidrotestosterona) rapidamente liga-se às células recetoras do cabelo e bloqueia a absorção de nutrientes essenciais. Os folículos vão enfraquecendo gradualmente até que a raiz dos cabelos morre. A este processo dá-se a designação de calvície ou alopecia.

Atualmente existem tratamentos realizados através de fármacos que podem ajudar a minimizar os efeitos da calvície, como o Minoxidil e o Finasteride.

Embora não façam com que recupere o cabelo perdido, ajudam a atrasar a queda do cabelo que permanece.

O Minoxidil é um produto de aplicação tópica ou ingestão oral, embora o mais conhecido e recomendado seja de aplicação tópica. Foi criado como um refinador do sangue para facilitar a circulação e quando aplicado no couro cabeludo reativa o crescimento dos folículos. Se aplicado sob ingestão oral poderá despertar o crescimento de pelos em todo o corpo.

Por outro lado, a Finasteride é um comprimido oral que reduz DHT e bloqueia a 5-alfa redutase – enzima que converte a testosterona em dihidrotestosterona. Foi criado inicialmente para tratamento de doenças da próstata, mas foi constatada a eficiência na paragem da calvície. Contudo esta opção tem alguns efeitos colaterais permanentes e indesejáveis, incluindo a impotência e diminuição de líbido.

Na Attica tem à sua disposição o Tratamento de PRP (Plasma Rico em Plaquetas), um tratamento simples e natural que reativa o crescimento piloso, fortalece os cabelos existentes e evita a calvície.

Além de fármacos, existe outra solução para a calvície?

Existe sim!

Para uma solução definitiva e resultado permanente, é-lhe apresentado o Transplante Capilar, que consiste na transplantação dos folículos capilares da zona dadora, geralmente localizada na nuca, para a zona a tratar (coroa, topo da cabeça ou frente). Com recurso a um protocolo meticuloso, nomeado de FDI (Follicular Direct Implant), a intervenção é conseguida com o mínimo de trauma para o paciente, sendo um procedimento indolor, simples e de rápida recuperação. Realizado por uma equipa médica experiente e qualificada, os folículos capilares apresentam uma alta taxa de sobrevivência, não caindo mais e livrando-o de quaisquer preocupações.

Agende uma CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUITA numa das nossas clínicas, em Lisboa ou no Porto, e entenda a melhor solução para as suas falhas capilares.