Qual a função do nosso cabelo?

Embora muitas pessoas pensem que o cabelo só serve para finalidades estéticas, na verdade o cabelo é muito mais importante do que isso.

O nosso cabelo assume várias funções, nomeadamente, no que respeita à nossa saúde. Ao longo de todo o ano, estamos subjugados a várias influências do meio ambiente, ora estamos sujeitos a temperaturas mais baixas ora estamos expostos a muito calor e raios ultravioleta, que acabam por condicionar o bom estado da nossa pele.

Por norma, pessoas calvas ou com reduzida densidade capilar apresentam uma maior predisposição ao desenvolvimento de cancro de pele no couro cabeludo. Por outro lado, pessoas com grande densidade capilar estão mais salvaguardadas de doenças do género, isto porque o facto de o cabelo ser rico em minerais e proteínas leva-as a ter uma estrutura capilar mais resistente, brilhante e densa o que aumenta a proteção do couro cabeludo da radiação solar.

Além de nos proteger das radiações solares, o cabelo ajuda a prevenir o acúmulo de poeiras e sujidades junto do couro cabeludo, permitindo uma melhor limpeza.

No entanto, é importante perceber que se não tivermos cuidados com o nosso cabelo, ele não estará cem por cento estável e forte a fim de cumprir as suas funções, deixando o nosso couro cabeludo mais vulnerável a “ameaças” externas. Deste modo, é muito importante garantir uma boa saúde ao nosso cabelo, através de algumas práticas diárias, como realizar um corte assíduo das pontas. Quando as cutículas estão bem fechadas, estas não deixam passar nada para dentro, garantindo a integridade dos fios capilares e garantindo o bom cumprimento das funções do nosso cabelo.

Saiba mais sobre saúde capilar e descubra algumas técnicas e dicas para um cabelo saudável e forte nos nossos artigos!