Medicina Capilar: Em que consiste?

A Medicina Capilar faz parte da medicina estética e compreende a recuperação ou restauro de zonas capilares outrora preenchidas, mas que foram perdendo densidade ao longo do tempo, podendo ter resultado de inúmeros fatores – biológicos ou sociais.

Medicina Capilar: que tipo de soluções oferece?

Nos dias de hoje, existem diversos métodos e ações de praticar medicina no âmbito capilar, seja através de tratamentos como de procedimentos de maior intervenção, como os transplantes. No caso dos tratamentos, por norma são recomendados a pessoas cuja perda não é tão significativa que implique a realização de um transplante ou, por outro lado, a pessoas que pretendem fortalecer o seu cabelo e não têm indicação à realização de um transplante capilar. Por outro lado, pessoas com uma zona dadora forte e densa são, por norma, mais favoráveis à realização de um transplante.

Ao longo do tempo, os métodos de trabalho da Medicina Capilar foram evoluindo, sendo que as, até então, formas conservadoras de transplante e tratamento, que eram considerados

invasivas e “violentas” para o paciente, foram sendo estudadas e melhoradas. Hoje em dia, existem já métodos médicos capilares que salvaguardam o bem-estar dos pacientes, não causando limitações no seu dia a dia ou mal-estar, quer físico como psicológico.

Os procedimentos capilares são só exercidos por médicos?

Não. Ainda que este tipo de procedimentos deva ser realizado por médicos qualificados para o efeito, existem imensas entidades que promovem a prática destes procedimentos estéticos capilares, fazendo-se valer de técnicos com uma formação básica.

Esta situação leva a que, muitas vezes, existam casos de pessoas que tinham uma determinada expectativa em relação aos resultados dos seus transplantes, mas cuja aparência final não é o esperado. Nestes casos, o mau encaminhamento médico resultante da fraca especialização das equipas que acompanham esses pacientes é o principal contribuidor para os seus maus resultados. Na Attica, por exemplo, todos os procedimentos (tratamentos e transplantes) são conduzidos por uma equipa médica qualificada e experiente, cujo know-how e conhecimento técnico garante o total controlo das intervenções e uma maior eficácia de resultados

Qual a situação da Medicina Capilar em Portugal?

Em Portugal, existem inúmeros centros de estética e clínicas que atuam na área da medicina estética capilar. No entanto, a técnica de atuação difere entre todos e a composição das equipas que exercem nessas entidades vai sendo diferente, mediante as suas qualificações e experiência.

A Attica apresenta-se, em Portugal, como a pioneira de uma técnica altamente inovadora e pouco invasiva – Técnica FDI – que permite uma ação que não condiciona o dia a dia dos seus pacientes e que recupera, sem traumas, a imagem capilar destes.

Para saber mais sobre o conceito de medicina estética e perceber quais as soluções indicadas na melhoria da sua aparência capilar, agende uma consulta de avaliação capilar gratuita numa das clínicas Attica, no Porto e em Lisboa.