Curiosidades sobre a barba – Saiba já!

Se faz uso da sua barba e se interessa por tudo a que ela diz respeito, então vais gostar de descobrir algumas curiosidades sobre a barba que o vão intrigar.

Não é de agora que a barba assume destaque na sociedade, principalmente entre o sexo masculino. Acredita-se que as atenções com cuidados da barba já existiam 4 mil anos antes de cristo e que esta sempre foi vista como sinal de virilidade e sabedoria.

Então de que curiosidades sobre a barba falamos?

Os primeiros registos do uso de cuidados com a barba terão sido encontrados em hieróglifos, no Egito. Segundo especialistas em história, estas imagens retratam o uso de lascas de pedras afiadas para raspar a barba. Talvez não fosse confortável o tratamento da barba na altura, mas era o início de uma série de cuidados que viriam a evoluir ao longo dos séculos.

Cerca de 1.100 anos AC, em Roma, surgiram as primeiras barbearias que assumiram um papel social de relevo, já que eram ponto de encontro dos homens da sociedade que nelas conversavam sobre os temas diários.

Mais tarde, após a Idade Média, iniciou-se uma profissionalização da atividade de barbeiro e começaram a aparecer os primeiros barbeiros profissionais que tinham como principais clientes figuras da alta sociedade, como membros de famílias nobres e reais. É precisamente nesta altura que se destaca na França e na Alemanha a profissão de barbeiro real.

Já em 1800, a prática de barbear torna-se mais comum entre os homens e dá-se um maior investimento no desenvolvimento de lâminas mais finas, em Inglaterra, melhorando o conforto nos cuidados com a barba.

Das práticas antigas à modernização dos cuidados com a barba

Após séculos de evolução e atividades, em 1904 surge a primeira patente que comercializa produtos para cuidados com a barba sob o nome de Gillette e, em 1930, começam a ser produzidos os primeiros barbeadores elétricos que vêm revolucionar o mercado internacional no sentido dos cuidados estéticos com a barba.

Mais tarde, juntam-se as lâminas de barbear descartáveis e são estes novos “equipamentos estéticos” que passam a facilitar o dia a dia dos cidadãos nos seus cuidados primários.

Nos dias de hoje, tratar da barba é um comportamento diário e comum na vida dos homens, em geral.

Que curiosidades sobre a barba podemos destacar?

Entre as várias curiosidades que podemos realçar sobre a barba, segue uma lista com algumas das mais inusitadas:

  • Por norma, um homem gasta cerca de 139 dias (3.350 horas) da sua vida, a cuidar da sua barba.
  • Atualmente, cerca de 55% dos homens, em todo o mundo, possuem barba.
  • Os pelos da barba crescem devido à presença da testosterona, que permite um crescimento entre 125mm a 150mm por ano.
  • Existem cerca de 25 mil fios capilares na barba, que são tão duros quanto um fio de cobre.
  • Além de ser um elemento estético, a barba ajuda a proteger a pele da radiação solar.
  • Os fios da barba têm tendência a crescer mais no Verão, já que existe um aumento da circulação sanguínea devido às altas temperaturas da estação.
  • Visto ser um sinal de status e virilidade, a barba era rapada àqueles considerados covardes, na Grécia Antiga.

Engane-se se pensa que as curiosidades com a barba terminam por aqui. Segundo estudos realizados, nos últimos anos a procura por implantes de barba tem crescido exponencialmente. Este facto deve-se a uma nova visão da barba como elemento estético e de equilíbrio do rosto. Devido a esta situação, têm sido desenvolvidas e apresentadas várias técnicas de transplante e implante de barba, de forma a satisfazer as necessidades e pretensões do público masculino que, assim, deseja uma barba farta, consistente e apresentável.

No que respeita a procedimentos médicos estéticos, são de realçar os transplantes de barba. Estes vieram possibilitar o ganho, quase imediato, de uma nova aparência facial e a concretização de desejos até então, quase inatingíveis.

Onde posso encontrar essas soluções para a barba?

Os transplantes de barba podem ser encontrados em várias entidades de medicina estética, em todo o mundo. No entanto, é importante referir que nem todas as clínicas ou centros estéticos que promovem este tipo de intervenções trabalham com equipas, exclusivamente, compostas por médicos certificados.

Existem locais, onde o preço é bastante atrativo, mas em que os procedimentos são feitos por técnicos com formação reduzida na área. Esta fraca especialização associada a um mau acompanhamento do caso, pode inviabilizar a excelência de resultados e condicionar uma possível intervenção futura, caso seja necessária. Assim, é aconselhável que faça uma pesquisa de mercado antes de tomar qualquer decisão e que perceba qual a entidade melhor preparada e mais adequada à realização do seu transplante de barba.

Um dos exemplos na prática responsável deste tipo de procedimentos é a Attica (https://atticaclinic.com/), onde pode encontrar uma equipa médica qualificada e experiente que acompanha todo o processo, desde a consulta de avaliação capilar inicial até ao momento final de avaliação após a intervenção.

Para conhecer melhor tudo o que envolve cuidar da sua barba e que soluções médicas existem para uma barba bem delineada e forte, agende uma consulta de avaliação capilar gratuita . Para tal, basta ligar o 800 209 246.