Cuidado! Não faça isto ao seu cabelo!

Ter um cabelo bonito implica tomar alguns cuidados, por isso selecionamos uma lista de erros que não deverá ter com o seu cabelo no dia a dia. Perceba quais são e elimine-os já!

Existem alguns comportamentos diários que podem ser agressivos ao seu cabelo, mas que, inevitavelmente, os faz durante as suas rotinas. Desde amarrar o cabelo até dormir com ele ainda molhado, passando pelo uso intensivo de secador de cabelo, muitos são os hábitos que foi adotando ao longo da sua vida, mas perceba neste artigo o impacto que cada um poderá ter na danificação da sua saúde capilar

1. Amarrar o cabelo

Amarrar constantemente o cabelo, principalmente com elásticos nylon, pode ser agressivo para as suas fibras capilares. Procure utilizar elásticos mais apropriados e, se possível, aplique-os apenas em situações apenas necessárias.  

2. Utilizar escovas pontiagudas

Pentear o cabelo com escovas com pontas pontiagudas pode danificar o seu couro cabeludo e conduzir à perda de cabelo. Caso opte por utilizar uma escova, procura uma com pontas redondas e menos agressivas ao couro cabeludo. No caso de optar por pentes, escolha sempre pentes com dentes mais largos para evitar puxões de cabelo. Além disso, é importante que os pentes e escovas utilizados estejam limpos e livres de resíduos para não deixar quaisquer sujidades no corpo capilar.

3. Má alimentação

Uma boa alimentação é essencial ao bom crescimento do seu cabelo. Uma alimentação rica em nutrientes e proteínas vai favorecer o bem-estar e uma melhor aparência capilar, tornando os fios mais brilhantes e vigorosos.

4. Utilizar secador de cabelo regularmente

O uso regular de secador de cabelo leva ao ressecamento dos fios, provocando a quebra dos mesmos e, consequentemente, a diminuição da densidade capilar. Essa perda de volume capilar origina o surgimento de zonas calvas, que acabam por provocar alterações na imagem da pessoa afetada.

5. Dormir com o cabelo molhado

Evite ao máximo dormir com o cabelo molhado, já que pode provocar o aparecimento de fungos junto do couro cabeludo e danificar a saúde do seu cabelo.

6. Tomar banho com água muito quente

Tal como o secador, também a água quente conduz à desidratação das fibras capilares, por ressecamento. Assim, é aconselhável que aplique água morna ou melhor temperada no cabelo quando realizar a sua lavagem.

7. Uso excessivo de químicos

A aplicação de tintas e outros produtos químicos no cabelo foram práticas que começaram a surgir na sociedade, em geral, ao longo dos tempos de forma a seguir ideais de beleza. Porém, o uso desse tipo de componentes no cabelo parece danificar e enfraquece-lo, ao longo dos anos, originando situações de calvície. Desta forma, é recomendado que não aplica ou, pelo menos, reduza a utilização desses produtos a fim de evitar a queda capilar.