Couro cabeludo irritado? Resolva já!

Um couro cabeludo irritado pode ser causado por vários fatores, nomeadamente a caspa, psoríase, micose ou os famosos piolhos. Além desses elementos, também o ambiente, o stress acumulado e a desidratação corporal podem contribuir para um couro cabeludo mais propenso a irritações.

Algumas práticas, como pintar o cabelo, podem também alimentar essa irritação da pele e causar reações alérgicas que vão condicionar o bem-estar do seu couro cabeludo. Também o hábito de fumar pode ser prejudicial à saúde do seu cabelo e, consequentemente, à saúde do seu couro cabeludo, visto que as toxinas presentes no tabaco diminuem a quantidade de oxigénio no sangue que, ao chegar em menor quantidade aos folículos capilares, vai sufocar as fibras e danificar a boa saúde do seu cabelo. Esse acontecimento pode causar coceira no couro cabeludo e levar à irritação.

Como evitar um couro cabeludo irritado?

Manter uma alimentação equilibrada e saudável é dos princípios base para um couro cabeludo bem tratado. Além disso, deverá procurar reduzir o stress diário de forma a não ganhar implicações a nível capilar. Outra prática a tomar é massajar o couro cabeludo regularmente para ativar a circulação sanguínea e facilitar a chegada do oxigénio aos folículos capilares. Por fim, é destacável uma boa seleção dos produtos que aplica no cabelo, como os shampoos. Estes devem ser adequados ao seu tipo de cabelo e possuir o menor número de químicos possível. Por falar em shampoos, é de realçar que deve moderar a temperatura da água quando realizar a lavagem do seu cabelo, visto que altas temperaturas podem ressecar os fios e o couro, provocando a quebra das fibras e irritação.

Quando ficar se deve preocupar e o que fazer?

Vermelhidão, inchaços, queda de cabelo e pele escamada são sinais de que o seu couro cabeludo não está bem. Ao sentir qualquer um desses sintomas, deverá agendar uma consulta médica com um especialista em medicina capilar, a fim de receber o correto diagnóstico do seu problema. Na Attica, dispomos de uma consulta de avaliação capilar totalmente gratuita, na qual é avaliada a sua situação capilar e é indicada a melhor resolução para o seu caso. Agende agora a sua consulta sem compromisso!