fbpixel

Pelos no rosto feminino: como resolver?

Pelos no rosto feminino? É provável que já tenha reparado em alguns no seu rosto que não deveriam existir. Esses pelos surgem como intrusos e tornam-se incómodos à sua imagem, muitas vezes. Por essa razão, com certeza já se questionou porque aparecem e como se poderá ver livre deles. Saiba tudo neste artigo e garanta, de vez, uma imagem limpa e bonita.

Porque aparecem pelos no rosto feminino?

Se ter barba é coisa de homens, então porque aparecem pelos no rosto feminino? A resposta a esta pergunta é bastante clara e parece ter uma justificação bem plausível. Algumas doenças ou problemas hormonais podem estar na origem desses pelos, nomeadamente o Hirsutismo Feminino, a Síndrome do Ovário Policístico, a Endometriose e a Síndrome de Cushing.

Mas de que forma cada uma dessas doenças influencia o surgimento de pelos?

Hirsutismo Feminino

Entre 5% a 10% da população mundial feminina sofre com este problema que acaba por causar inúmeros constrangimentos diários, ainda que não represente qualquer perigo.

Para o desenvolvimento desta doença contribuem as alterações hormonais que podem acontecer no corpo da mulher e provocam desequilíbrios. Nestes casos, é aconselhável que recorra a um dermatologista a fim de perceber o que se estará a passar com o seu organismo e de que forma pode resolver a situação.

Síndrome do Ovário Policístico

Uma doença que tem vindo a crescer e a afetar cerca de 2 milhões de mulheres, todos os anos, a SOP, ou Síndrome de Ovário Policístico, trata-se de um distúrbio hormonal que tende a afetar mulheres em idade reprodutiva. Por norma, esta doença pode ser causada por influência genética familiar como também por fatores externos, como o ambiente em que a mulher está inserida. Na prática, a SOP tende a dilatar os ovários e a dar origem ao nascimento de cistos nos mesmos. Ao longo do seu desenvolvimento, esta doença provoca o crescimento de pelos no rosto da mulher, devido à diminuição de estrogénio e a uma maior disposição de testosterona (hormona masculina) no organismo da mulher.

Endometriose

Ainda que esta doença não esteja diretamente associada ao surgimento de pelos no rosto feminino, o tratamento para a curar está. Isto, porque os analgésicos e anti-inflamatórios que são prescritos para atenuar os efeitos da Endometriose levam a uma grande desarmonização das hormonas no corpo da mulher, tendo como efeito secundário o aparecimento dos pelos no seu rosto.

Síndrome de Cushing

Relacionada com os altos níveis de cortisol no corpo da mulher, esta síndrome apresenta diversas causas, tais como problemas na hipófise ou uso irregular de esteroides. Além de provocar um aumento da pressão arterial e de peso, esta doença tende a levar ao nascimento de pelos no rosto da mulher, devido ao distúrbio hormonal causado. Situações de stress ou depressão, podem contribuir para o desenvolvimento desta síndrome.

Como eliminar de vez os pelos no rosto feminino?

Hoje em dia, existem inúmeras formas de eliminar os pelos no rosto e garantir uma imagem facial limpa e asseada. Desde a depilação a laser, passando pela aplicação de cera ao recurso a pinças, é possível escolher diferentes métodos para eliminar os pelos faciais. No entanto, é sempre importante que, em casos extremos, recorra a um dermatologista que poderá dar um seguimento mais especializado e correto ao seu caso, impedindo que incorra em erros que podem, futuramente, condicionar a sua imagem.

Saiba mais sobre saúde capilar nos restantes artigos da Attica.