Anticoncepcional e queda capilar: Saiba como atuar!

Neste artigo abordamos a relação entre Anticoncepcional e Queda de cabelo.

O Anticoncepcional é uma das principais causas para a queda capilar feminina, isto porque provoca uma alteração de hormonas que vai condicionar o correto ciclo de crescimento do cabelo. É precisamente sobre este assunto que nos vamos debruçar neste artigo. Saiba como!

Anticoncepcional Vs. Queda Capilar

Se sofre de queda capilar, com certeza já se questionou sobre a influência que os anticoncepcionais que ingere podem ter nessa situação. Saiba que as alterações hormonais causam distúrbios no ciclo de crescimento e regeneração do cabelo, sendo que em alguns casos o cabelo pode enfraquecer e originar queda capilar intensa.

A toma de anticoncepcionais na sociedade tem vindo a ser repercutida há décadas, porém é importante perceber quais as contraindicações que estes poderão ter na sua saúde, nomeadamente, a capilar. Tomar a pílula ou outra medicação relacionada com o combate a uma gravidez não desejada pode trazer danos para o seu organismo que, à primeira vista, não está a contar.

No que respeita à queda de cabelo, ingerir anticoncepcionais pode fazer com que mulheres mais sensíveis a alterações hormonais ganhem uma maior perda capilar enquanto fazem uso dessa medicação e, normalmente, durante semanas ou meses após a interrupção da sua toma.

Ainda assim, existe a possibilidade de alguns anticoncepcionais orais diminuírem a produção de hormonas masculinas (andrógenos) nos ovários, o que ajuda no combate à alopecia androgenética em mulheres.

Qual o melhor Anticoncepcional para a alopecia feminina?

Por norma, as progesteronas de efeito leve atuam como antiandrógenos, possuindo um maior potencial em suavizar os efeitos masculinos. Este tipo de anticoncepcional é, assim, o mais recomendado no tratamento da queda capilar feminina.

Anticoncepcional e Queda Capilar: o que fazer?

A queda de cabelo feminina pode assumir diversas origens: nutricionais, genéticas ou outras. Assim, é importante que recorra a um especialista na área da medicina capilar para perceber qual o seu tipo de alopecia, a sua origem e que tipo de tratamentos pode considerar para a combater.

A Attica, tem à sua disposição uma consulta de avaliação capilar gratuita onde poderá esclarecer todas as suas dúvidas e perceber qual o melhor método para solucionar o seu problema de queda capilar. Para tal, tem à disposição duas clínicas, no Porto e em Lisboa, compostas por equipas médicas certificadas e experientes que o irão encaminhar para a solução mais indicada ao seu caso.

Existe cura?

Segundo especialistas de medicina estética capilar, a Alopecia Areata não tem cura. Ainda assim, existem tratamentos que ajudam a amenizar os efeitos da doença, nomeadamente medicação oral, cremes tópicos e infiltrações dérmicas.

É importante realçar que o encaminhamento para qualquer tipo de solução capilar, no sentido de suavizar esta doença, deve ser realizado por um especialista com conhecimento adequado ao caso. Por norma, dermatologistas e médicos especializados em medicina estética capilar são os profissionais mais indicados.

Se tem este problema capilar e pretende descobrir qual a melhor solução para si, agende uma consulta de avaliação capilar gratuita numa das clínicas Attica , em Lisboa ou no Porto.