Cabelo Seco – 5 dicas para combater

Há muito que o cabelo seco causa transtorno no seu dia a dia? Acordar com o “cabelo palha” é comum? Esse efeito pode indicar que está a perder nutrição nos fios e, por isso, precisa de tomar algumas medidas para revitalizar a saúde do seu cabelo. Conheça estas 5 dicas para combater o cabelo seco e garanta uma imagem capilar bonita e hidratada!

1. Como hidratar o cabelo seco?

O cabelo áspero e seco pode ser sinal de que está com falta de nutrientes. Essa nutrição é necessária para recuperar a oleosidade natural dos fios, além disso ao hidratar o seu cabelo estará a reaver toda a água perdida pelas fibras. O melhor a fazer será aplicar uma máscara capilar, de duas a três vezes por semanas, na hora do banho. Não se esqueça que nem todos os produtos podem ser indicados ao seu tipo de cabelo, por isso deverá procurar o aconselhamento de um especialista capilar que irá recomendar-lhe a solução adequada ao seu caso.

2. Como o lavar?

Além de hidratar o seu cabelo com um óleo adequado, deverá mediar a temperatura com que faz a lavagem do mesmo. Saiba que uma lavagem capilar sob altas temperaturas pode conduzir para o ressecamento dos fios e, consequentemente, à queda capilar. Enquanto que a água quente tende a abrir as cutículas da fibra capilar, a água fria ajuda a fechar essas mesmas cutículas, favorecendo um efeito contrário à queda e aumento o brilho do seu cabelo. A dica é deixar a água fria ou morna sempre que for lavar o seu cabelo!

3. Que shampoo utilizar para o cabelo seco?

Quando falamos em combater o cabelo seco, é importante recomendar sempre uma boa gestão do tipo de shampoo que utiliza. Por vezes, o uso excessivo de tratamentos químicos pode fazer

com que o cabelo fique mais alcalino que o normal. Esse efeito provoca uma maior dilatação nas escamas e deixa-as mais vulneráveis aos raios ultravioleta e à poluição. Assim, o idela é utilizar shampoos com um pH mais ácido ou, simplesmente, um shampoo neutro.

4. Como secar o cabelo?

Os cabelos secos ficam ainda mais frágeis quando submetidos a altas temperaturas. Assim, deve evitar o uso de secadores de cabelo e optar por deixar o seu cabelo secar naturalmente. Se essa não for a opção, pode sempre aplicar um protetor térmico antes de realizar uma secagem ao secador, salvaguardando a total integridade das fibras capilares.

5. Quais os cuidados para pentear o cabelo seco?

Nunca penteie o seu cabelo quando estiver seco! A escovagem do cabelo quando seco pode levar à queda dos fios, visto que eles estão menos flexíveis e a probabilidade de quebraram aumenta. O mais indicado é escovar o seu cabelo quando estiver húmido, caso não pretenda lavar o cabelo, mas precisar escová-lo, procure apenas passar os dedos para desfazer possíveis nós e arranjá-lo.

Saiba mais sobre saúde capilar nos nossos artigos e aprenda a cuidar do seu cabelo com a máxima segurança!