Estética Capilar: o que é e que tipos existem?

Descubra neste artigo que tipos de procedimentos de estética capilar existem e onde os encontrar.

Estética capilar: o que é?

Tal como a estética facial ou corporal, a estética capilar ganhou bastante espaço nas clínicas e centros estéticos em todo o mundo. Com esse avanço, começaram a surgiram vários procedimentos com o objetivo de tratar o cabelo, tornando-o mais saudável e forte.

Com todas as atividades diárias, muitas vezes não conseguimos garantir todos os cuidados necessários ao bem-estar do nosso cabelo, ainda que apliquemos alguns produtos de vez em quando. Para solucionar essa falta de cuidado e melhorar a nossa estrutura capilar, é importante a existência de tratamentos e soluções capilares especializados.

É neste contexto de necessidade de cuidados com a imagem que surge o conceito de “estética capilar”, sendo que a importância com uma aparência capilar densa e consistente ganha um especial foco.

Que causas nos fazem recorrer à “estética capilar”?

Entre as principais causas estão: o constante sentimento de stress, a grande exposição ao sol e poeiras, o uso exagerado de produtos químicos, entre outros. Fatores como estes acabam por destruir a estrutura das nossas fibras capilares, levando à queda excessiva.

Assim, a “estética capilar” surge como uma alternativa de reparação dos fios danificados e enfraquecidos e ainda, através dos transplantes capilares, à restituição de densidade capilar em zonas que outrora eram completamente preenchidas de fios capilares, mas que agora estão calvas.

Onde é possível encontrar essas soluções especializadas?

Desde receitas caseiras até procedimentos clínicos especializados, muitas serão as soluções estéticas capilares que poderá encontrar. Ainda assim, deverá ter em conta que nem todas poderão ser adequadas ao seu tipo de cabelo e queda. Entre os vários tipos de procedimentos, destacamos os seguintes: receitas caseiras à base de nutrientes; suplementos vitamínicos; tratamentos capilares especializados como a Mesoterapia e o PRP Capilar (Plasma Rico em Plaquetas) e os transplantes capilares. Estes últimos, têm visto a sua técnica de atuação evoluir consideravelmente nos últimos anos, havendo já uma técnica – Técnica FDI (Follicular Direct Implant) – que garante uma atuação praticamente indolor e com o mínimo trauma para o paciente, promovendo uma recuperação mais rápida.

Que tipos de procedimentos estéticos capilares existem?

Em Portugal, existem inúmeros centros de estética e clínicas de restauro capilar, porém nem todas trabalham com a técnica menos invasiva do mercado e mais eficaz – Técnica FDI. Existem imensas entidades a promover uma atuação baseada em técnicas conservadoras que recorrem a atos cirúrgicos para realizar os seus transplantes capilares que acabam por deixar marcas e vestígios do procedimento no couro cabeludo do paciente.

Ainda assim, poderá encontrar essa solução na Attica, onde as intervenções estéticas são realizadas e conduzidos por médicos qualificados, cujo know-how e experiência permitem uma atuação indolor e sem deixar edemas ou quaisquer marcas no couro cabeludo dos pacientes, permitindo atingir resultados eficazes.

Agende uma consulta de avaliação capilar gratuita numa das clínicas Attica, no Porto e em Lisboa, e receba o correto encaminhamento do seu caso.