5 motivos para cuidar do cabelo

É cada vez mais notável a importância que as pessoas atribuem a cuidar de si mesmas. Seja através de tratamentos de beleza como pela manutenção de alguns elementos corporais, a verdade é que o sentido de “amor próprio” está no ar e cuidar da aparência é uma crescente. O cabelo é um dos elementos corporais que mais atenção tem recebido, nos últimos tempos, especialmente pela grande publicidade em torno de produtos e intervenções capilares. Para o/a ajudar a entender os motivos que o/a levam a ter de cuidar do seu cabelo, decidimos selecionar uma lista que consideramos bastante útil. Ora veja!

Entre os vários motivos que existem para tomar uma atenção assídua com a sua estrutura capilar, destacamos os seguintes:

  1. Prevenção de doenças capilares

Caspa e Foliculite são algumas das doenças capilares com as quais se poderá deparar caso não proceda ao correto tratamento do seu cabelo. O excesso de produtos químicos e infeções causadas pela presença de bactérias no couro cabeludo são consideradas as principais causas do surgimento dessas doenças. Assim, é aconselhável uma lavagem, hidratação e cuidado regular do cabelo, de forma a evitar esses problemas capilares.

  1. Combate da queda de cabelo

Perder alguns fios de cabelo pode ser normal, no entanto uma queda abrupta pode significar que o seu cabelo não está tão saudável quanto devia. Deste modo, deve sempre ter em atenção o grau de queda de cabelo com que está e recorrer a um profissional de medicina estética capilar a fim de receber a indicação adequada de tratamento.

  1. Eliminação da oleosidade capilar

Ostentar um cabelo oleoso pode não ser bom para a sua saúde capilar e o problema pode estar mesmo na raiz. Um couro cabeludo não saudável tende a concentrar a oleosidade junto da raiz, prejudicando o correto desenvolvimento do seu cabelo e condicionando o seu bem-estar. Assim, deverá proceder à correta higienização do seu cabelo de forma a evitar o excesso de oleosidade capilar.

  1. Aumento da autoestima

O cabelo é dos elementos corporais que mais se destacam em qualquer pessoa, por isso, quando bem tratado, irá proporcionar uma boa aparência e realçar o seu melhor lado. Além disso, um cabelo bonito e apresentável melhorará o modo como se irá relacionar com terceiros e, consequentemente, os seus contactos sociais. Com isso, será garantida uma melhoria da autoestima. De destacar ainda que os cabelos fazem parte do nosso organismo, o que justifica ainda mais uma limpeza assídua e correta.

  1. Proteção contra fatores externos

Além de todas as suas funcionalidades, o cabelo assume um papel de protetor no que respeita à exposição a ameaças externas, tais como a radiação solar. Neste sentido, quanto maior for a densidade capilar de uma pessoa, menor será a área por onde poderão passar os raios solares que afetam a boa saúde do nosso cabelo e promovem a queda capilar. Por isso, é importante que ostente uma boa densidade capilar de forma a não ficar sujeito a tais situações.

Saiba mais sobre saúde capilar e soluções para os seus problemas com o cabelo nos nossos artigos!