Transplante Capilar efeitos secundários – Quais são e como tratar?

Uma vez que pretendemos manter os nossos pacientes informados sobre todos os detalhes, iremos abordar quais os efeitos secundários de um transplante capilar que poderão surgir no período de recuperação. Antes de começar, será importante referir que a percentagem de acontecimento de alguns destes efeitos é bastante reduzida e alguns destes poderão até mesmo ser a curto-médio prazo.

Quais os principais efeitos secundários de um transplante capilar?

Crostas

Após a realização de um transplante capilar, um fator totalmente comum e inevitável é a formação de crostas. Para tal, tenha atenção e cuidado na escolha da técnica, já que essa decisão terá uma enorme influência na aceleração do processo de cicatrização e recuperação. Quanto menos invasiva for a técnica, menor será o tempo de recuperação. (Descubra no nosso artigo “Tipos de Transplante Capilar – Entenda as diferenças”) sobre as várias técnicas existentes no mercado e qual a que provoca menor trauma e que lhe trará maior conforto e rapidez na cicatrização.

Micro peladas

Este efeito colateral dos transplantes capilares, poderá surgir numa pequena percentagem de pacientes. Estas micro peladas poderão acontecer caso:

  • A densidade da zona dadora for muito alta e o paciente decidir utilizar o cabelo muito rapado, assim sendo, poderá notar-se uma pequena micro pelada;
  • Em caso de folículos com raiz desalinhada ou nos casos de cabelo encarapinhado, pois é necessário utilizar um “puncher” maior para se obter uma densidade normal, originando uma micro pelada um pouco maior.

Menor densidade capilar

O surgimento de uma menor densidade capilar, parece ser um efeito que acontece em casos ou situações específicas, pelo que só toma forma:

  • Caso o paciente tenha poucos folículos múltiplos e por isso um baixo rácio capilar por folículo (de origem ou por já ter realizado diversas sessões anteriores);
  • Em casos de folículos com raiz desalinhada, ou nos casos de cabelo encarapinhado, onde se verifica uma maior dificuldade na extração, dado o elevado risco de “TRANS-SECTION”, ou seja, danificar a raiz do folículo na extração do mesmo – o que pode resultar num baixo rácio capilar por folículo.

Para perceber se o transplante capilar é a melhor solução para si, compreenda primeiro, através da ajuda de médicos especialistas da técnica FDI, se, efetivamente, é possível o fazer.

Para isso, dirija–se à clínica que o irá aconselhar das melhores opções, de forma a precaver a melhor solução. Na Attica, conseguimos identificar a viabilidade de realização de um transplante e qual a melhor altura para o fazer.

Não hesite em contactar-nos através do 800 209 246, prometemos aconselhá-lo da melhor forma possível e acompanhá-lo em todo o seu percurso.

Sensibilidade e desconforto

É habitual, caso o paciente tenha, naturalmente, a raiz dos folículos mais profunda, utilizar um “puncher” mais comprido, o que poderá causar maior sensibilidade na zona dadora. Para tal, se for o caso, um simples analgésico será suficiente para resolver esse desconforto.

Edema/ Inchaço

Não se assuste, pois, este efeito colateral poderá acontecer no dia após a sua sessão, ou seja, poderá ter um pequeno edema/inchaço na zona do implante, contudo, na maioria das vezes, este desaparecerá nas 12 horas seguintes caso realize com uma técnica minimamente invasiva, como a FDI.

Nos casos em que é necessário usar a totalidade da dose diária da anestesia, poderá verificar-se um inchaço um pouco mais prolongado, mas que desaparecerá nas 48 horas seguintes.

De forma a tranquilizá-lo, este sintoma é um dos que além de usual é, normalmente, de curto prazo, mas para isso deve ter muita atenção em:

  • Selecionar a técnica mais eficiente e menos invasiva, pois este tipo de efeito está inteiramente ligado ao tipo de técnica utilizada. A Attica foi pioneira no desenvolvimento melhoramento da técnica FDI. Esta técnica é uma evolução das práticas mais antigas de transplante capilar, distinguindo-se pela simplificação de processos tornando-se menos invasiva e proporcionando resultados muito mais naturais. Assim, esta prática da medicina estética capilar minimiza o risco de inchaços incomodativos considerados normais e habituais nas técnicas anteriores.
  • Se seguir os devidos cuidados aconselhados pela Attica, logo após o transplante capilar, o edema será muito ligeiro e passageiro.