Calvície masculina hereditária existe?

A calvície masculina hereditária tem sido um tema muito debatido nos últimos tempos, principalmente por homens que procuram encontrar qual a principal causa para a sua perda capilar.

Calvície masculina hereditária: o que é?

Por norma, a calvície masculina hereditária é vista como um tipo de perda capilar que acontece por influência genética familiar. Ainda que muitos homens julguem ser carecas porque os seus pais são carecas, acredita-se que a influência genética neste sentido parece surgir por via materna. Este tipo de calvície é chamado de Alopecia Androgenética, e está relacionada com o sexo da pessoa, sendo predominantemente mais expressivo no sexo masculino.

Porque existe mais calvície masculina hereditária e menos feminina?

Com certeza já se questionou sobre quais as razões que levam a Alopecia Androgenética a aparecer mais em homens. O facto é que, na presença da testosterona (hormona sexual masculina) esta doença tende a proliferar-se em maior escala, sendo mais saliente nos homens do que nas mulheres. Assim, o gene associado ao surgimento desta doença demonstra-se dominante nos homens e recessivo nas mulheres, ainda que possa ser transmitido por estas aos seus filhos através da forte relação que existe entre a calvície masculina e uma variação do gene no cromossoma X (feminino).

Calvície: homens vs. mulheres?

Habitualmente, nos homens a perda de cabelo inicia-se na zona frontal do couro cabeludo, formando as famosas “entradas”. Após a perda capilar nessas zonas, ocorre uma diminuição de cabelo na zona frontal da cabeça, seguida da zona posterior, até à perda total, como acontece em muitos casos.

Por outro lado, na mulher o fenómeno ocorre de forma diferente, já que a perda de cabelo pode surgir em zonas distintas e diversificadas do couro cabeludo, não afetando, normalmente, a zona frontal.

Existem outras causas para a calvície?

A perda de densidade capilar não tem de ser, obrigatoriamente, associada à calvície de cariz hereditário ou Alopecia Androgenética. Em muitas situações, fatores como o stress em excesso, os tratamentos para a cura de doenças oncológicas, as doenças de tireoide, a falta de ferro ou tipos de penteado agressivos às fibras capilares, podem estar na origem da queda de cabelo.

Como resolver problemas de calvície?

Para perceber se sofre de algum tipo de alopecia e entender qual o melhor tratamento para combater a sua queda de cabelo, é aconselhável que recorra a um especialista em medicina estética capilar, que irá avaliar a sua estrutura e histórico capilar e delinear a solução mais adequada ao seu caso.

Na Attica, poderá contar com uma equipa de especialistas experientes e qualificados que poderão ajudar a resolver o seu problema de calvície. Agende a sua consulta de avaliação capilar gratuita numa das clínicas Attica, em Lisboa ou no Porto.