fbpixel

7 Erros a evitar quando fizer a barba!

No que respeita ao corte da barba, espera-se que qualquer homem saiba como o fazer. Ainda assim, destacamos os 7 erros mais frequentes e que deve evitar para melhorar a sua estética capilar facial.

1. Fazer a barba com o rosto seco

Aparar a barba com a pele seca pode causar irritação e deixar a face com um vermelhão durante uns dias. Assim, deve passar o rosto por água morna ou quente antes de começar a aparar a barba. O calor vai ajudar a abrir os poros e a suavizar os pelos, permitindo que a lâmina escorregue com mais facilidade. Após o corte da barba deve lavar a zona com água fria para fechar novamente os poros.

2. Retirar pelos à força

Ainda que alguns pelos sejam mais difíceis de sair do que outros, não é aconselhável puxar os pelos da barba à força. O melhor a fazer é passar água quente na zona em questão, aplicar novamente espuma e voltar a passar a lâmina com suavidade.

3. Esfregar o rosto na toalha

Depois de fazer a barba, precisará de a secar, porém não deve esfregar o rosto na toalha. Esse ato pode deixar a pele irritada. O ideal é secar o rosto com cuidado e com pequenos toques com a toalha. Além disso, a toalha deve estar sempre limpa.

4. Cortar o pelo no sentido da raiz

É aconselhável que corte os pelos no sentido contrário ao que nascem, isto porque irá conseguir passar a lâmina de um modo mais rápido e eficaz, visto que estará a cortar os pelos junto da raiz.

5. Fazer a barba muito rápido

Demorar pouco tempo a fazer a sua barba pode não ser um bom indício de barba bem feita. Tratar da barba leva o seu tempo e requer atenção e cuidado, por isso é recomendável que o faça à noite.

6. Ser forreta

Todos sabemos que determinados produtos para a barba são caros, mas a verdade é que a qualidade das lâminas e máquinas que utilizamos faz toda a diferença no final. Lâminas mais baratas têm tendência a enferrujar mais depressa e condicionar o bom corte da barba.

7. Fazer a barba só com uma mão

É importante que utilize sempre as duas mãos ao fazer a sua barba, isto porque é recomendável que vá esticando a pele com uma mão enquanto passa com a navalha ou Gillette com a outra mão. Desta forma, permite que a Gillette deslize melhor e evita a irritação da pele.