Porque o cabelo cai mais no outono? Entenda o porquê!

Muita gente se pergunta porque o cabelo cai mais no outono do que em qualquer outra estação do ano. O certo é que por esta altura, é normal encontrar muitos cabelos na almofada, na escova ou até no banheiro, porém pode não ser um caso para ficar alarmado, visto que a queda de cabelo é natural e faz parte do ciclo de crescimento capilar.

O fator sazonal e climático poderá ser uma das respostas sobre porque o cabelo cai mais no outono, já que durante o verão o nosso cabelo sofre imensas agressões que podem acentuar a queda. No entanto, a queda capilar sazonal não é, propriamente, um mau sinal, antes pelo contrário, é um sinal de que os cabelos se encontram em processo de regeneração o que significa que irão nascer novos cabelos. Contudo em muitos casos é necessário termos alguns cuidados extras para que o nosso cabelo possa recuperar bem e voltar a crescer saudável e forte.

Porque o cabelo cai mais no outono

Queda de cabelo no outono: vou ficar careca?

Com o agravamento da queda durante esta época do ano, há quem julgue sofrer de alguma doença ou problema capilar e até se questione sobre a possibilidade de ficar careca. Nestes casos, é aconselhada uma consulta de avaliação onde todas e quaisquer dúvidas sejam esclarecidas, de forma a evitar possíveis e errados autodiagnósticos.

É importante referir que os sintomas de quem inicia um processo de calvície comum (alopecia androgenética) normalmente são diferentes dos da queda sazonal. Em casos de calvície comum, os cabelos vão se tornando cada vez mais finos e frágeis, acabando por desaparecer e não se renovarem, atingindo um número de queda de mais de 100 cabelos por dia. Por outro lado, casos de calvície sazonal apresentam uma queda entre 70 a 100 cabelos diários e, ao contrário da anterior, após a queda surge um período de regeneração dos fios que voltam a aparecer de novo.

Como saber se estou com alopecia androgenética ou queda de cabelo sazonal?

Para melhor entender o seu tipo de queda de cabelo, é aconselhado que inicie um processo de controlo mensal. Durante este processo, deverá captar fotografias do seu cabelo, mensalmente, em vários ângulos, de modo a conseguir perceber a evolução da sua queda capilar.

Caso comecem a aparecer grandes falhas de cabelo ou uma grande diminuição de densidade durante um período de tempo alargado (cerca de 1 ano), deverá procurar a ajuda de uma clínica de estética e restauro capilar, de modo a conseguir combater essa perda de cabelo.

Na maioria das clínicas presentes no mercado de estética capilar, existem inúmeros tratamentos e intervenções que resolvem e melhoram fragilidades causadas por problemas associados à perda de cabelo.

Na Attica, temos à disposição uma gama de tratamentos e práticas médicas estéticas que ajudam a devolver aos nossos pacientes uma imagem capilar densa e estruturada, através de uma equipa médica especializada e com uma vasta experiência na área.

Agenda já a sua consulta de avaliação gratuita e comece hoje a cuidar do seu cabelo!