fbpixel

Pitiríase Capilar: O que é e como resolver?

Pitiríase Capilar, couro cabeludo a descamar, comichão intensa e perda de cabelo têm tudo haver. Embora não seja um nome muito conhecido, esta doença é conhecida pela vasta gama de produtos que ajudam a resolvê-la – Shampoos Antifúngicos, já que se trata nada mais nada menos do que uma micose!

Pitiríase Capilar: O que é e principais causas?

Esta doença consiste numa micose no couro cabeludo ou infeção provocada por fungos que leva a uma comichão intensa e, consequentemente, coceira e descamação. Na sua origem, estão alguns fatores como o stress, sudorese excessiva e alteração do pH que ativam os fungos existentes no couro cabeludo. Escovar em demasia o cabelo, abusar de muitos cosméticos e o uso excessivo de bonés/chapéus são algumas práticas que também contribuem para a sua proliferação, sendo recomendado algum cuidado neste sentido.

Como acontece?

A renovação da pele e dos fios capilares é um processo fisiológico que acontece mensalmente, de forma a eliminar células mortas junto do couro cabeludo e dar lugar a novas. Em pessoas com Pitiríase Capilar esta situação é bastante visível, já que a expulsão das células mortas provoca um acúmulo de fungos/pequenas peles no couro, formando uma espécie de películas que ficam presas no cabelo. Estes fungos provocam uma grande coceira no couro cabeludo, devido à libertação da substância ácida por que são compostos, aumentando o desenvolvimento de caspa.

Principais sintomas

O principal sintoma da Pitiríase Capilar prende-se, sobretudo, com o desenvolvimento de caspa, que resulta da formação de pequenas escamas de pele no couro cabeludo. Além disso, a comichão excessiva é considerada também outro fator a ter em atenção, sendo que em alguns casos provoca mesmo irritação da pele e vermelhidão. Por fim e em situações extremas, a perda de cabelo é outro sintoma muito importante a considerar, ainda que não cause propriamente alopecia permanente.

Tratamento para a Pitiríase Capilar

O tratamento correto para esta doença capilar é, normalmente, acompanhado e prescrito por um profissional em dermatologia ou medicina capilar. Em muitos casos, são aconselháveis antifúngicos orais, shampoos e outros cosméticos com componentes capazes de eliminar os fungos e acabar de vez com a comichão e micose.

Em caso de perda capilar, agende a sua consulta de avaliação gratuita na Attica e faça a análise da sua situação. Poderá ainda saber mais sobre saúde capilar nos artigos disponíveis no nosso blog!