Como dormir após Transplante Capilar – Todas as dicas!

Realizar um transplante capilar requer a toma de alguns cuidados, para que o resultado final não seja comprometido e o processo de regeneração capilar seja concluído com sucesso. É também importante que entenda que os resultados obtidos de um transplante capilar serão permanentes, ou seja, os folículos uma vez transplantados não irão cair. Para isso, é importante que tome precaução, especialmente, na hora de dormir. Este é um dos momentos mais delicados do dia, pois o couro cabeludo ainda estará sensível e frágil, devido à intervenção. Por isso, qualquer movimento executado junto ao couro cabeludo poderá causar danos. Deste modo, deverá entender como dormir após um transplante capilar.

Como dormir após transplante capilar

Como dormir após um transplante capilar?

Na primeira noite após a intervenção, deve dormir com a cabeça para cima, de modo a que a zona transplantada não esteja em contacto com nenhum objeto. Para o efeito, poderá recorrer as umas almofadas altas que lhe permitam ficar sentado numa posição mais confortável e adequada.

Além disso, deverá irrigar a zona tratada com soro fisiológico ou água, durante os dois ou três primeiros dias de modo a hidratar a área que, entretanto, começou a cicatrizar. Esta prática deverá ser feita com intervalos de 30 minutos, até ao momento de ir dormir. Durante o período de sono não precisará de o fazer. 

É importante saber que, ainda que faça a sua higiene pessoal, nomeadamente, a sua lavagem corporal, não poderá, em momento algum, aplicar qualquer tipo de produto ou sabão na zona intervencionada.

Entre quatro a cinco dias após o transplante capilar, pode iniciar a lavagem do cabelo com bastante cuidado, evitando friccionar o couro cabeludo, já que este ainda se encontra sensível pelo procedimento realizado.

Apenas dez dias após o procedimento, poderá retornar aos hábitos de sono que tinha antes do transplante, isto porque por essa altura os implantes já estarão selados e não representará qualquer risco.

Além de cuidados com o sono, que outros cuidados devo tomar?

Após a fase inicial após a realização do seu transplante, irá chegar à fase de repouso, pelo que é de grande importância que se previna da exposição solar. Contudo, já poderá lavar o seu cabelo normalmente sem qualquer cuidado especial.

Além dessas recomendações, considerámos importante listar algumas outras práticas que podem ajudá-lo a superar esta fase do procedimento, nomeadamente:

  • Evitar natação durante 1 semana (natação subaquática durante 15 dias e natação em piscina tratada com cloro durante 1 mês)
  • Evitar fazer esforço físico durante 1 semana
  • Evitar o levantamento de pesos nos primeiros 10 dias Não utilizar produtos químicos na região transplantada como gel, laca ou cremes durante 1 mês
  • Não consumir bebidas alcoólicas durante a toma do antibiótico
  • Evitar o consumo de tabaco durante os 3 primeiros dias
  • Não utilizar capacete de mota durante 15 dias
  • Higienizar o couro cabeludo com suavidade, procedendo à limpeza das crostas sem comprometer os folículos transplantados

Na Attica, poderá obter todas as informações sobre o processo e período de recuperação de um transplante capilar. Agende já uma consulta de avaliação gratuita, entenda se é indicado à realização deste procedimento e que cuidados deverá ter após a intervenção.