Chegou setembro e o cabelo cai … com o stress!
Acabaram as férias e o cheiro a trabalho e aulas já paira no ar. São os filhos que precisam de novo material escolar, são as faturas infinitas em livros e a adaptação dos filhos a um novo ciclo ou ano escolar. Além de tudo isto, surge de novo o emprego e os desafios que este acarreta. Por certo, o cabelo cai … com o stress!
Com tantos acontecimentos diários, aumenta o stress e esquecemos os nossos cuidados de saúde e estética diários, acabando por procrastinar nas suas práticas.
Neste turbilhão de situações, o cabelo é um dos elementos corporais que mais sofre, pois, terminado o verão e com a chegada do outono, necessita de cuidados com a sua estrutura e de melhorar o seu fortalecimento. O que não acontece!
Em alguns casos, a reduzida atenção à saúde capilar dá origem a situações de queda de cabelo acentuada, levando a que muitas pessoas percam a sua imagem capilar, não conseguindo, posteriormente, recuperá-la a 100%.

Mas de que forma o cabelo cai com o stress acumulado?
Segundo alguns especialistas, o cabelo cai com o stress acumulado, pois este aumenta a produção da hormona Cortisol na corrente sanguínea, o que acaba por afetar a digestão. Uma vez afetada a digestão, cada individuo tem tendência a ingerir menos alimentos e, consequentemente, a diminuir absorção de nutrientes necessários ao crescimento e fortalecimento dos fios.
Deste modo, aconselha-se que estabeleça objetivos diários e organize o seu dia a dia para que consiga concretizar e realizar todas as tarefas sem que padeça de situações de stress, levando a um alívio psicológico e, ao mesmo tempo, a um correto consumo alimentar. Assim e automaticamente, irá começar a ingerir mais alimentos e, por sinal, levar mais nutrientes ao seu sistema digestivo o que ajudará a melhorar a saúde dos seus fios de cabelo.
Como combater a queda de cabelo causada por stress?
Após vários anos de estudo e investigação foi apresentada a Mesoterapia. Este novo tratamento capilar visa a infiltração de nutrientes, como vitaminas e aminoácidos, no couro cabeludo do paciente de forma a promover o fortalecimento e crescimento do cabelo. Só assim se torna possível fazer chegar ao couro cabeludo os nutrientes necessários que o nosso organismo não conseguia absorver.
Através desta nova prática consegue-se assim ativar a circulação sanguínea, revitalizar os folículos capilares, aumentar a espessura dos fios de cabelo e, consequentemente, a densidade capilar.
Na Attica, a atuação médica estética sob este tratamento acontece ao longo de 5 sessões, nas quais o paciente é acompanhado por uma equipa especializada que o vai aconselhar sobre os melhores cuidados a ter durante e após a realização do procedimento.
Apesar de não existirem efeitos secundários associados a este tratamento, a sua realização não é recomendada a pacientes que possuam ou se encontrem em alguma das seguintes condições:
- Gravidez ou amamentação
- Infeção ou feridas na zona a tratar
- Alopecia areata
- Doenças autoimunes
- Doenças endócrinas
- Doenças cardiovasculares
- Reações alérgicas à fórmula a ser injetada
Para um correto diagnóstico e acompanhamento, agende já a sua consulta de avaliação gratuita com a nossa equipa médica especializada!