Caspa no cabelo? Saiba como eliminar!

Ter caspa no cabelo pode ser bastante desconfortável para muitas pessoas. Originada, muitas vezes, pela presença de fungos que danificam a saúde do nosso couro cabeludo, a caspa dá normalmente uma sensação de queimação ou coceira. Conheça neste artigo algumas práticas que irão ajudar a controlar e eliminar a caspa!

Caspa no cabelo, como surge?

A caspa, clinicamente conhecida pro dermatite seborreica, tende a aparecer quando pequenas partículas de pele seca descamam do couro cabeludo, causando comichão. Entre os vários fatores que podem contribuir para o seu surgimento, estão as alterações hormonais ou a aplicação de produtos capilares desadequados. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, maus hábitos de higiene não parecem estar na sua origem, mas contribuem para uma maior evidência da sua existência devido à acumulação de caspa no couro.

Como combater a caspa?

Entre as várias formas de combater a caspa, destacam-se os famosos shampoos anticaspa, compostos pelo menos de um dos seguintes elementos:

  • Selénio: reduz a produção natural de oleosidade pelo couro cabeludo, diminuindo a possibilidade do desenvolvimento da caspa
  • Óleo de Tea Tree: contém propriedades antifúngicas que eliminam fungos e bactérias, sendo utilizado para tratar infeções na pele
  • Cetoconazol: composto antifúngico que elimina todos os fungos na origem da caspa

Estes tipos de shampoos podem ser encontrados em qualquer supermercado, porém alguns de origem farmacêutica podem ser mais eficazes e adequados ao seu nível de caspa. Assim, é aconselhável que recorra a um especialista em medicina capilar, no caso de permanência de caspa excessiva no couro cabeludo mesmo após a realização de algum tratamento.

Para além desses produtos, existem ainda algumas práticas diárias que podem ajudar a evitar a caspa acumulada, como por exemplo:

  • Lavar o cabelo todos os dias, evitando a oleosidade capilar
  • Evitar coçar a cabeça quando sentir irritação, pois pode aumentar a irritação da pele e soltar mais partículas de pele no couro cabeludo
  • Estabilizar os níveis de stress, já que, em excesso, podem contribuir para o desenvolvimento de caspa
  • Ingerir elementos com poucas gorduras
  • Beber cerca de 1,5L de água por dia para promover uma boa hidratação do cabelo e do couro cabeludo
  • Não dormir com os cabelos molhados ou húmidos, evitando o desenvolvimento de fungos ou bactérias
Para saber mais sobre saúde capilar e esclarecer todas as suas dúvidas leia os artigos da Attica. Em caso de queda de cabelo, aconselhamos o agendamento de uma consulta de avaliação capilar gratuita numa clínica Attica!