Couro cabeludo sensível? Saiba como tratar!

A importância com a imagem deve assumir um grande destaque no nosso dia a dia. Ainda assim, existem algumas práticas que podem danificar a saúde da nossa estrutura capilar. Um couro cabeludo sensível pode ser bastante incomodativo e, por vezes, até doloroso. O facto de não suportar o toque da escova, por exemplo, é uma prova disso.

O que deixa o couro cabeludo sensível?

A falta de nutrientes, a grande exposição solar e a aplicação excessiva de certos produtos, podem ser consideradas os principais fatores do enfraquecimento do couro cabeludo.

Segundo alguns especialistas, uma má nutrição prejudica imenso a nossa saúde capilar, já que 97% da estrutura dos cabelos é composta por proteína que conduz à formação de queratina, principal agente do cabelo. Assim, a carência desse nutriente deixa o nosso corpo capilar mais vulnerável e sensível.

Além desses fatores, outros como o uso muito regular de tranças ou penteados muito presos, podem danificar e agredir o nosso couro cabeludo. Geralmente, o tratamento adequado a este tipo de problemas capilares é simples, mas implica o recurso a um dermatologista que lhe indicará a melhor solução.

Problemas do couro cabeludo sensível

Entre os vários tipos de problemas capilares associados ao couro cabeludo sensível, podemos encontrar:

1. Dermatite

Consiste numa inflamação da pele que provoca vermelhidão, coceira e descamação, podendo ser acompanhada pelo surgimento de caspa e bolhas – causas de desconforto e dor.

Na sua origem, podem estar a aplicação de produtos ou práticas não adequadas ao seu tipo de cabelo ou demasiado agressivas ao seu couro cabeludo como sabonetes, cosméticos, procedimentos estéticos, entre outros.

Tratamento: Por norma, os especialistas em dermatologia e medicina capilar recomendam o uso de shampoos compostos por cetoconazol, ácido salicílico e piritionato de zinco. Sendo que em casos graves, pode ser aconselhável a toma de corticoides tópicos.

2. Infeções

Infeções no couro cabeludo, como a foliculite, podem afetar os folículos capilares e sensibilizar a estrutura do couro, tornando-o dolorido e sensível. Por norma, acontecem mais frequentemente em pessoas com eczemas ou outras doenças de pele.

Tratamento: Geralmente, o uso de shampoos antifúngicos ou a aplicação de antibióticos, podem ser a solução mais indicada. Além disso, deve-se sempre evitar espremer ou rebentar os furúnculos causados pelas infeções, de modo a não propagar as mesmas para outras zonas.

3. Pediculose

Esta patologia diz respeito à propagação de piolhos no couro cabeludo, acontecendo, maioritariamente das vezes, nas crianças em fase escolar. Embora possuam um período de vida de apenas 30 dias, os piolhos propagam-se muito facilmente e em grande quantidade, pelo que se torna uma tarefa difícil a sua eliminação, em alguns casos. Por norma, a sua presença provoca imensa coceira no couro cabeludo originando irritação da pele e pequenas feridas.

Tratamento: Este problema capilar pode ser tratado com a aplicação de shampoos à base de permetrina que elimine os piolhos com o recurso a um pente fino. Além desses produtos, poderá ainda utilizar um repelente que previna uma nova infestação.

4. Queda de cabelo

Zonas do couro cabeludo em que a queda capilar é mais acentuada podem ser mais suscetíveis a uma maior sensibilidade e dor.

Tratamento: Para contrariar este efeito, existem inúmeros tratamentos capilares no combate à queda de cabelo, como a Mesoterapia e o PRP (Plasma Rico em Plaquetas). Além disso, algumas práticas diárias como o consumo de uma alimentação equilibrada e rica em proteínas, vitaminas e zinco podem também ser importantes para fortalecer o seu cabelo e evitar a queda.

Para mais informações sobre medicina estética capilar, acede ao nosso blog e leia os nossos artigos. Na Attica, dispomos ainda de uma consulta de avaliação capilar gratuita, na qual é avaliada a sua situação capilar e é indicada a solução mais indicada ao seu caso.