Cabelo hidratado e suave? Veja estas dicas!
Ter um cabelo hidratado e suave não é para qualquer pessoa. Existem alguns cuidados a ter para proteger o seu cabelo de fungos e outro tipo de ameaças ao seu bem-estar. Neste artigo, de que forma o poderá conseguir.

Cabelo hidratado vs. Pele hidratada
Talvez não saiba, mas ter um cabelo hidratado é tão importante quanto ter uma pele hidratada. Isto deve-se ao facto de ambos precisarem de água e nutrientes necessários ao seu bem-estar, promovendo uma imagem bonita e saudável.
Por norma, as nossas fibras capilares possuem uma proteção natural, já que a oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas reduz a perda de humidade. No entanto, existem alguns fatores que acabam por danificar essa proteção, tais como: a água do mar e da piscina, a poluição e o sol.
A grande tática para manter o seu cabelo saudável e não vulnerável a fatores externos que surgem como ameaças, é manter a frequência de cuidados.
Que cuidados são esses?
Óleo Vegetal
Esta prática, também denominada de umectação capilar, consiste em aplicar um óleo vegetal por todo o cabelo e deixá-lo atuar durante algum tempo. Ao selecionar um tipo de óleo, procure o mais indicado ao seu género de cabelo, devendo ser suave para não o deixar pesado. Ao ser colocado nas fibras, o óleo penetra a sua estrutura, aumentando a umidade junto das mesmas. Assim, o cabelo ficará mais macio e com mais brilho.
Tipos de Óleo:
- Óleo de Argão – Composto por ómega 3, 6 e vitamina E. Estes componentes atribuem elasticidade aos fios, protegendo a coloração dos mesmos.
- Óleo de Cocô – Rico em vitaminas A e E, ajuda a combater a caspa e a evitar os danos causados pelos raios solares.
- Óleo de Amêndoas – Ingrediente com bastantes vitaminas e minerais, indicado para hidratar os fios ressecados.
- Óleo de Rícino – Atribui mais força e vigor às fibras capilares. É também um estimulante para o crescimento saudável dos fios, evitando a sua quebra.
Lavagem com Água Morna
Lavar o cabelo com água quente é prejudicial, visto que as altas temperaturas deixam o couro cabeludo mais sensível e desequilibrado. Esse efeito leva a que a pele produza mais oleosidade, de forma a se proteger. Devido a isso, dá-se uma falha na redistribuição do óleo natural que produzimos, levando a que o couro fique ainda mais oleoso.
Por outro lado, a lavagem do cabelo com água quente abre as cutículas dos fios, levando à perda de nutrientes. Em consequência, as fibras ficam mais ressecados, opacos e quebrados.
Deste modo, o ideal é fazer a sua lavagem capilar com água morna ou fria, evitando a agressão para o couro cabeludo e fios.
Esfoliação Capilar
Esta prática ajuda a eliminar os resíduos presentes no couro cabeludo. Por norma, é aconselhável a sua realização pelo menos uma (1) vez por semana. Além disso, todas as células mortas e caspa acumulada poderá ser eliminada. As substâncias presentes nos produtos utilizados para a esfoliação, ajudam a reduzir a oleosidade, a purificar e a equilibrar o pH dos fios sem causar o ressecamento das fibras.
Como fazer?
Por norma, este tratamento é realizado com recurso a um shampoo esfoliante. A dica é aplica-lo com movimentos circulares no couro cabeludo. Depois, deverá deixar o shampoo atuar durante alguns minutos e, no fim, enxaguar com água morna. Após a esfoliação, deverá concluir a lavagem como habitual.
No blog da Attica, poderá encontrar diversos artigos acerca de saúde capilar e descobrir novas práticas diárias que ajudam a manter o seu cabelo saudável e suave.